Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Freixo de Espada à Cinta investe 600 mil euros na recuperação de igreja

 O município de Freixo de Espada à Cinta vai investir mais de 600 mil euros nas obras de requalificação da Igreja da Misericórdia, datada do século XVI, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.


“Esta é uma obra há muito aguardada pela população e há muito prometida. Conseguimos uma candidatura a fundos comunitários onde alocamos uma verba de 617.988,68 euros para conservação e restauro do património e a requalificação desta igreja histórica”, explicou Nuno Ferreira.

De acordo com o autarca socialista do distrito de Bragança, a Igreja da Misericórdia é símbolo da arquitetura manuelina e património cultural do centro histórico do concelho de Freixo de Espada à Cinta e encontrava-se em estado avançado de deterioração, o que tornava urgente a realização de obras para proteção do monumento no seu todo e para a salvaguarda do património artístico integrado no seu interior.

“A grande finalidade desta intervenção é evitar que este templo entre em estado de degradação e assim conseguir reabilitar este património, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta”, indicou Nuno Ferreira.

A Igreja da Misericórdia foi fundada nos primeiros anos do séc. XVI.

O monumento está classificado como sendo de Interesse Público desde 1951, e possui uma Zona Especial de Proteção conjunta com a Igreja Matriz, de estilo manuelino, desde 1953.

A candidatura ao Programa Operacional do Norte contempla intervenções ao nível do edificado e património, incidindo os atuais procedimentos nos espaços da capela-mor, capela lateral e sacristia.

O executivo autárquico tem acompanhado de perto estas intervenções, que representam um enorme impacto social, cultural, religioso e financeiro para o concelho de Freixo de Espada à Cinta, bem como a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário