Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

“A Terra Treme 2023”, exercício sub-regional em Mogadouro

 “A Terra Treme”, é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.


No dia 14 de novembro, às 11:14 horas, Mogadouro vai receber o Exercício “A Terra Treme”, numa ação que vai envolver centenas de pessoas e mobilizar dezenas de veículos e equipamentos para testar a capacidade de resposta em caso de emergência sísmica e para ensinar a população a saber prevenir e reagir perante estas ocorrências.

“A Terra Treme”, é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

A atividade programada para Mogadouro é organizada pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, com o Município de Mogadouro e com os vários agentes da Proteção Civil, envolvendo mais de 400 alunos, acompanhados pelos professores e funcionários da Escola do 2.º, 3.º Ciclo e Secundária de Mogadouro. Os alunos vão receber informação sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger em casos de tremores de terra.

Este ano realiza-se a 11ª edição deste exercício público de âmbito nacional. A nível subregional, a ação é implementada todos os anos num concelho diferente, de forma a poder levar a informação sobre esta temática a todo o território. A fim de ampliar o impacto do exercício e a difusão do conhecimento transmitido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem a intenção de ir alargando a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício a todos os setores da sociedade, pelo que, além da comunidade escolar, foram convidadas as demais Instituições regionais para se associarem a esta campanha.

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Município de Mogadouro classifica como “baixa” a probabilidade de ocorrência de um sismo no concelho, no entanto, as autoridades continuam a investir na formação e sensibilização do público local, lembrando que nesta área se localiza uma importante falha tectónica da região nordeste de Portugal Continental, a falha de Manteigas-Vilariça-Bragança (desligamento esquerdo, com uma extensão de cerca de 220 km e uma direção NNE-SSW).

Sem comentários:

Enviar um comentário