Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Municípios da CIM – Terras de Trás os Montes recebem viaturas elétricas para recolha de biorresíduos

 A Resíduos do Nordeste entregou 11 viaturas elétricas aos nove municípios da CIM – Terras de Trás-os-Montes, com o objetivo de recolher biorresíduos. Os resíduos vão ser recolhidos nas sedes de município e nas restantes localidades para processos de compostagem doméstica e comunitária, como explica, Paulo Praça, o diretor geral da Resíduos do Nordeste:


“Nesse sentido, entre muitos outros projetos, um deles recente consiste na entrega de 11 viaturas elétricas aos 9 municípios que integram a CIM -Terras de Trás os Montes. O que vão realizar é a recolha de resíduos verdes produzidos nesses municípios e que depois serão sujeitos a processos de compostagem doméstica e comunitária, ou mesmo de tratamento, na nossa unidade centralizada de tratamento mecânico e biológico, que está capacitada para o tratamento de biorresíduos.”

Os biorresíduos são resultantes do material sobrante da manutenção dos jardins e de gestão dos espaços verdes, bem como os sobrantes alimentares, como as cascas de ovo. O diretor acrescenta que este projeto tem uma abrangência maior:

“Este projeto insere-se numa estratégia mais abrangente, mas é já uma concretização e um passo importante para a dotação do sistema de meios de recolha, constituídos por viaturas elétricas, pequenas viaturas ecológicas que permitem um serviço ágil nos serviços urbanos. Depois vamos garantir que esses resíduos recolhidos são devidamente tratados e contribuir para os objetivos da reciclagem.”

Uma das viaturas foi entregue ao Município de Macedo de Cavaleiros que vai utilizar a mesma para recolha seletiva de lixo porta-a-porta nos estabelecimentos comerciais, como conta Paulo Silva, chefe da Divisão de Ambiente da autarquia:

“Nós pretendemos começar a fazer a recolha porta porta em alguns estabelecimentos comerciais. Temos nos deparado com muito material que podia ser reciclado dentro do contentor dos indiferenciados e que podia ser aproveitado. Com esta recolha vai haver uma maior seleção de material que poder vir a ser reciclado.”

A compra das 11 viaturas elétricas é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental em cerca de 650 mil euros, complementado com a compra de trituradores, compostores domésticos e comunitários.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário