Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Alfândega da Fé tem a partir de hoje balcão de apoio para os agricultores afetados pelo incêndio

 O Município de Alfândega da Fé, dispõe a partir de hoje, de um balcão de apoio destinado aos agricultores e produtores afetados, pelo incêndio ocorrido, nos passados dias 18 e 19 de agosto, que começou em Mirandela, no dia 17, e que se alastrou também ao concelho de Alfândega da Fé, e que destruiu várias culturas, nas aldeias de Vilares da Vilariça, Colmeais, Vilarelhos, Valverde, Eucísia, Santa Justa, Pombal e Vales.


Desta forma, o município alfandeguense pretende estabelecer um protocolo com as associações de agricultores locais para que estas, procedam à instrução dos processos e reúnam a documentação necessária à submissão das candidaturas ao apoio excecional. Os custos serão suportados pelo Município que vai apresentar esta proposta na próxima Reunião de Câmara. O objetivo é agilizar a preparação das candidaturas e acelerar a submissão das mesmas.

Para além destas duas ações concretas, já tinha sido anunciada a intenção de isentar a população do pagamento da água, no mês de agosto, que foi agora aprovada. Esta decisão justifica a autarquia em comunicado, uma vez que tem em conta o consumo excecional de água utilizado pela população no combate às chamas.

Também já foi distribuído alimento para a pecuária “procurando colmatar a escassez de recursos até que sejam disponibilizados apoios específicos por parte do Governo.”

Neste momento, está a ser realizado o levantamento das áreas ardidas e dos prejuízos registados. Em duas aldeias, Vilares da Vilariça e Pombal este processo já se encontra concluído.

Fotografia: Município de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário