Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Espetáculo 'Terra Queimada' | Astro Fingido

 Todos os anos revivemos o flagelo dos fogos. Um flagelo que atinge a Natureza, bens materiais e vidas humanas.


Custa pouco estar atento às informações sobre os estados de alerta que nos obrigam a adiar certas tarefas e assim contribuir para reduzir o número anual de ignições.

Terra Queimada é um espetáculo de Teatro, Formas Animadas, Música e Dança que nos traz quatro histórias de personagens envolvidas na tragédia do fogo. Nandinha costureira, a emigrante Arlete Mónica e o J.J. das queimadas são responsáveis involuntários por uma situação que não procuraram. Relatam, com a leveza da sua ignorância, as ações que conduziram ao desastre: uma mera queima de lixo doméstico, a limpeza de terrenos, o enxotar de pragas. Até um cão, Lord, entra neste rol de personagens do infortúnio, mas esse no seu papel de espectador e vítima das ações humanas.

O espetáculo foi construído no âmbito do concurso público do programa Portugal Chama, promovido pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais) e pela DRCN (Direção Regional de Cultura do Norte), tendo a Astro Fingido sido a entidade escolhida para desenvolver o projecto na Região Norte.

O programa pretende consciencializar as populações, através da arte, para o risco de incêndio em concelhos com grande incidência de ignições e promover alterações ao nível do comportamento, no sentido da prevenção.

Em Mirandela será apresentado no Centro Cultural, dia 14 de setembro, pelas 15h30.

Local: Centro Cultural de Mirandela
Data: 14 de setembro
Hora: 15h30

Sem comentários:

Enviar um comentário