Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de dezembro de 2025

“É triste, todos os portugueses têm direito à informação” dois concelhos do distrito podem deixar de receber jornais

 Vimioso e Freixo de Espada à Cinta são dois dos concelhos que poderão ser afetados pela decisão da VASP. O Autarca de Vimioso considera “grave” algumas localidades ficarem sem o acesso à informação escrita e espera que Governo continue a assumir despesas de distribuição


Após o anúncio da VASP de uma possível interrupção na distribuição diária de jornais a oito distritos, a partir de dia 2 de janeiro de 2026, muitos autarcas se têm manifestado.  Foi o caso do autarca de Vimioso, António Santos, que considera “triste” e “grave” a situação.

“Todos os portugueses têm constitucionalmente direito à informação, porque todos nós temos direito a saber o que se passa no país, e se não nos chegar a informação escrita, às regiões onde ainda as redes sociais não estão bem exploradas, naturalmente que as pessoas passarão a viver no obscurantismo, que conduzirá ao não saber escolher. E é grave, nomeadamente agora nas eleições presidenciais e noutras eleições que se vão seguir. É grave não sabermos, não podermos nós, as nossas gentes, não poderem escolher conscientemente porque a informação que lhes chega”, frisou.

Ainda assim, o autarca admite que apesar de sentirem o interior cada vez mais esquecido, quer acreditar que o Governo vai assumir as despesas com a VASP e que os jornais chegarão na mesma à região. “Quero acreditar que possa haver alguma vontade política em solucionar o problema. Neste momento o AVA estava a trazer os jornais a Vimoso e a Freixo de forma gratuita. Quero acreditar que esse trabalho vai ser garantido e que o Governo vai continuar a assumir as despesas. Se assim não for, sinceramente reivindicaremos, não nos cansaremos de protestar por forma a que os territórios do interior, de baixa densidade e de alta discriminação negativa, não sejam discriminados”, rematou.

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã, quinta-feira, após alegadamente ter recebido um comunicado da VASP onde comunicava uma possível interrupção na distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança a partir de dia 2 de janeiro. Segundo o mesmo jornal “Em causa está uma "situação financeira particularmente exigente, resultante da continuada quebra das vendas de imprensa e do aumento significativo dos custos operacionais”.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: API
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário