Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 22 de junho de 2014

Destino da Maçonaria passa pelo distrito de Bragança

O antigo deputado pelo distrito de Bragança, Júlio Meirinhos, é um dos dois candidatos à liderança da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP da Maçonaria, substituindo o mogadourense José Moreno, até agora o grão-mestre da ordem mas que não se pode recandidatar por já ter feito dois mandatos. As eleições para esta corrente maçónica decorrem no próximo sábado, com a votação a realizar-se em todo o país, incluindo uma urna no distrito de Bragança.
Júlio Meirinhos enfrenta José Pereira da Silva, um arquiteto oriundo das Caldas da Rainha que, segundo informações veiculadas pela imprensa nacional, pertencerá à Loja Jerusalém, com ligações a muitos dos antigos líderes desta obediência, tendo sido vice do antigo grão-mestre Nandim de Carvalho.
Recorde-se que Júlio Meirinhos foi candidato derrotado à Câmara de Bragança nas últimas autárquicas, pelo PS. Perdeu contra Hernâni Dias, atual presidente da autarquia, apontado pelo jornal SOL como um dos elementos da Loja Rigor, a mesma de Meirinhos, localizada em plena serra de Montesinho, algo nunca confirmado pelo autarca brigantino.
Uma loja conhecida pelas suas ligações à política ou ao Ensino Superior da região, para além do mundo empresarial.
Júlio Meirinhos começou a sua carreira política aos 25 anos, quando conquistou a Câmara de Miranda do Douro. Foi, também, deputado e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento do Mirandês como a segunda língua oficial de Portugal, tendo ocupado, ainda, o cargo de Governador Civil.
Atualmente, a Grande Loja Legal de Portugal contará com cerca de 2000 templos maçónicos espalhados por todo o país e pelo estrangeiro, incluindo Macau, antigo território com administração portuguesa.
As eleições decorrem com recurso a urnas, montadas nas capitais de distrito e nas ilhas, onde os maçons terão de se dirigir para votar.
Júlio Meirinhos conta com o apoio do atual grão-mestre.
A Maçonaria em Bragança
Em Bragança, são vários os símbolos maçónicos espalhados um pouco por toda a cidade. O mais conhecido é o monumento na rotunda do antigo centro de saúde, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal, mandado colocar por Jorge Nunes, que representa um esquadro e um compasso. O esquadro é símbolo da retidão nas ações que é exigível ao homem de bem e que simboliza também a matéria. O compasso serve para traçar circunferências que delimitam círculos, simboliza os limites que se devem impor aos desejos e, portanto, a moderação. Mas a rotunda do NERBA, a rotunda do Caçador ou a rotunda da Liberdade, para além de diversos brasões retratados em painéis de azulejos junto à Flor da Ponte estão marcados pelos símbolos maçónicos.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário