A Capital desta Comarca (Bragança) he das mais antigas povoações do Reyno por se attribuir a sua fundação a Brigo IV, Rey de Hespanha 1906 annos antes da vinda Christo. Padeceo grandes infortúnios nas irrupçoens dos bárbaros até ser de todo arruinada. ElRey D. Sancho I a povoou (Bragança), e deo foral com grandes privilégios no anno de 1187. Está assentada em 41 gr. e 46 m. de latit. e 22 e sete min. de longitude. (Bragança)Dista legoa e meya da raya de Galliza, oitenta e cinco da Cidade de Lisboa. Sua ameníssima campina he fertilizada pelas aguas do rio Fervença, que também serve de fosso ao recinto de suas muralhas. (Bragança) He praça importante, rica, e povoada, com grande trafico e commercio de sedas, por ser a principal das terras que trata desta utilissima creação em todo o Reyno.
Os moradores se dividem em duas Freguezías, a de Santa Maria e a de S. João Bautista. Priorado da apresentação do Bispo de Miranda, a quem esta Cidade he sujeita no espiritual. No temperal desde o tempo delRey D. Afonso V teve a singularidade de dar titulo, appellido, e património aos Serenissimos Duques de Bragança, e suecedendo o Senhor Rey D. João IV seu oitavo Duque na Coroa, ficou servindo de alimentos aos Serenissimos Príncipes do Brasil, que em segundo lugar coservam a memoria dos seus Reaes predecessores intitulando se Duques desta Cidade (Bragança).
(Bragança) Goza de voto em Cortes com assento no banco quarto. Os edificios publicos que mais a ennobrecem são os Conventos seguintes: de S. Francisco da Observãcia, fundação do mesmo Santo. O de N. Senhora da Assumpção de Religiosas Franciscanas. O Colegio (Bragança) dos Padres da Companhia de Jesus fundado em 1561. O Mosteiro de S. Escolastica de Religiosos de S. Bento e o Hospital. Na Comarca se comprehende a praça de Chaves, que tem voto em Cortes com assento no banco quinto, e está fortificada ao moderno, com Igreja Collegiada, e Convento de Capuchos da Provincía da Soledade fundado em 1637 e o de Freiras da Ordem da Conceição; e a Villa de Monte alegre praça de consideravel importância na fronteira de Galliza. Toda a Comarca consta de dez Villas e duzentas e quarenta e oito Freguezias com perto de trinta mil fogos e de setenta mil almas.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário