Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Comarca de Bragança em 1755

A Capital desta Comarca (Bragança) he das mais antigas povoações do Reyno por se attribuir a sua fundação a Brigo IV, Rey de Hespanha 1906 annos antes da vinda Christo. Padeceo grandes infortúnios nas irrupçoens dos bárbaros até ser de todo arruinada. ElRey D. Sancho I a povoou (Bragança), e deo foral com grandes privilégios no anno de 1187. Está assentada em 41 gr. e 46 m. de latit. e 22 e sete min. de longitude. (Bragança)Dista legoa e meya da raya de Galliza, oitenta e cinco da Cidade de Lisboa. Sua ameníssima campina he fertilizada pelas aguas do rio Fervença, que também serve de fosso ao recinto de suas muralhas. (Bragança) He praça importante, rica, e povoada, com grande trafico e commercio de sedas, por ser a principal das terras que trata desta utilissima creação em todo o Reyno.

Os moradores se dividem em duas Freguezías, a de Santa Maria e a de S. João Bautista. Priorado da apresentação do Bispo de Miranda, a quem esta Cidade he sujeita no espiritual. No temperal desde o tempo delRey D. Afonso V teve a singularidade de dar titulo, appellido, e património aos Serenissimos Duques de Bragança, e suecedendo o Senhor Rey D. João IV seu oitavo Duque na Coroa, ficou servindo de alimentos aos Serenissimos Príncipes do Brasil, que em segundo lugar coservam a memoria dos seus Reaes predecessores intitulando se Duques desta Cidade (Bragança).


(Bragança) Goza de voto em Cortes com assento no banco quarto. Os edificios publicos que mais a ennobrecem são os Conventos seguintes: de S. Francisco da Observãcia, fundação do mesmo Santo. O de N. Senhora da Assumpção de Religiosas Franciscanas.  O Colegio (Bragança) dos Padres da Companhia de Jesus fundado em 1561. O Mosteiro de S. Escolastica de Religiosos de S. Bento e o Hospital. Na Comarca se comprehende a praça de Chaves, que tem voto em Cortes com assento no banco quinto, e está fortificada ao moderno, com Igreja Collegiada, e Convento de Capuchos da Provincía da Soledade fundado em 1637 e o de Freiras da Ordem da Conceição; e a Villa de Monte alegre praça de consideravel importância na fronteira de Galliza. Toda a Comarca consta de dez Villas e duzentas e quarenta e oito Freguezias com perto de trinta mil fogos e de setenta mil almas.

Sem comentários:

Enviar um comentário