Está online uma petição pública para que os comboios de alta velocidade Madrid / Galiza tenham paragem obrigatória na Puebla de Sanábria, um povoação espanhola próximo da cidade de Bragança.
Com esta estação seria servida toda a região transfronteiriça, onde se inclui Bragança e demais cidades sanabresas e transmontanas, refere-se no texto que pretende solicitar aos governantes de Portugal, de Espanha e da União Europeia que sejam feitos todos os esforços para que esta seja uma realidade no futuro.
A petição e os seus subscritores defendem a construção de uma estação em Puebla de Sanábria, de forma a que todos os comboios de alta velocidade (TGV) efectuem aí uma paragem.
A argumentação assenta no facto de existirem sete mil moradores que residem na comarca de Sanábria na época baixa, os trinta e cinco mil residentes no município de Bragança, mais os vinte e cinco mil residentes nos municípios limítrofes de Vimioso, de Vinhais e de Macedo de Cavaleiros, (de acordo com o censo de 2011). Por outro lado, “estimam-se em várias dezenas de milhares de transmontanos, sanabreses e alistanos que trabalham em Madrid e noutras cidades servidas por a linha Madrid / Galiza, pessoas que visitam com grande regularidade as suas terras de origem”, lê-se no texto da petição.
Os outros pontos da argumentação assentam na necessidade de promover um desenvolvimento regional sustentável desta vasta região transfronteiriça, na criação de um mais fácil acesso ao litoral e na possibilidade de ser criada uma interface com um futuro aeroporto de Bragança, gerando assim uma mais fácil conexão com os transportes aéreos de Portugal.
A petição com o respectivo texto de argumentação pode ser consultada e assinada AQUI.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário