Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Está online uma petição pública para que o comboio de Alta Velocidade pare em Puebla de Sanábria, próximo da cidade de Brangança

Está online uma petição pública para que os comboios de alta velocidade Madrid / Galiza tenham paragem obrigatória na Puebla de Sanábria, um povoação espanhola próximo da cidade de Bragança.

Com esta estação seria servida toda a região transfronteiriça, onde se inclui Bragança e demais cidades sanabresas e transmontanas, refere-se no texto que pretende solicitar aos governantes de Portugal, de Espanha e da União Europeia que sejam feitos todos os esforços para que esta seja uma realidade no futuro. 

A petição e os seus subscritores defendem a construção de uma estação em  Puebla de Sanábria, de forma a que todos os comboios de alta velocidade (TGV) efectuem aí uma paragem. 

A argumentação assenta no facto de existirem sete mil moradores que residem na comarca de Sanábria na época baixa, os trinta e cinco mil residentes no município de Bragança, mais os vinte e cinco mil residentes nos municípios limítrofes de Vimioso, de Vinhais e de Macedo de Cavaleiros, (de acordo com o censo de 2011). Por outro lado, “estimam-se em várias dezenas de milhares de transmontanos, sanabreses e alistanos que trabalham em Madrid e noutras cidades servidas por a linha Madrid / Galiza, pessoas que visitam com grande regularidade as suas terras de origem”, lê-se no texto da petição. 

Os outros pontos da argumentação assentam na necessidade de promover um desenvolvimento regional sustentável desta vasta região transfronteiriça, na criação de um mais fácil acesso ao litoral e na possibilidade de ser criada uma interface com um futuro aeroporto de Bragança, gerando assim uma mais fácil conexão com os transportes aéreos de Portugal. 

A petição com o respectivo texto de argumentação pode ser consultada e assinada AQUI.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário