Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove turismo com a criação da “Rota dos Saberes e Sabores da Memória”

No dia 24 de Outubro, pelas 10h00, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai lançar uma nova aposta turística, a “Rota Saberes e Sabores da Memória”.

O surgimento desta iniciativa, integrada nas actividades do “Mês da Cultura e do Património”, vem complementar a criação dos Circuitos turísticos, do Castelo e dos Moinhos e do Castelo e do Douro, que nos últimos três anos trouxeram largas centenas de visitantes a Carrazeda de Ansiães. Esta nova rota pretende aliar a degustação da gastronomia tradicional transmontana à partilha do saber do mundo rural, através de visitas guiadas aos diferentes núcleos museológicos do Museu da Memória Rural. 

Este itinerário iniciar-se-á no Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães onde os visitantes serão brindados com o tradicional “Mata bicho”, composto por figos secos e económicos. Depois seguir-se-á uma explicação sobre o modo de funcionamento dos moinhos de vento e da especificidade da implantação desta estrutura molinológica no planalto de Ansiães. 

Os convidados serão depois conduzidos à aldeia da Lavandeira, onde se localiza o Núcleo Museológico do Azeite. Aqui será partilhado todo o conhecimento inerente à apanha da azeitona e ao tradicional fabrico do azeite. Neste espaço poderão degustar a azeitona quartilhada, o pão de centeio, o mel e as famosas torradas de azeite, tão características dos tempos de outrora, onde o duro trabalho nos lagares era intercalado com o aconchego de uma fatia de pão de centeio barrada com o azeite acabado de fazer.

A próxima paragem será efectuada nos moinhos de água do Ribeiro do Coito, localizados nas proximidades da aldeia de Vilarinho da Castanheira. Neste espaço convidaremos todos os turistas a um percurso a pé ao longo das margens do ribeiro do coito, onde poderão desfrutar do contacto com a natureza e do conhecimento do modus vivendi de uma comunidade rural. 

Os moinhos do Ribeiro do Coito marcaram profundamente a vida da aldeia de Vilarinho da Castanheira, um espaço partilhado por onze moinhos que moíam o centeio que alimentava grande parte população desta e das aldeias circundantes. Junto aos dois moinhos de rodizio recuperados será servido um almoço composto por alheiras, milhos de bacalhau, pão de centeio e maçã. 

Depois desta refeição tradicional, os visitantes serão convidados a descobrir a sede do Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, onde se encontra representado todo o ciclo do vinho, com particular destaque para o fabrico do “vinho fino” ou “tratado”, mais conhecido como “Vinho do Porto”. 

A visita a esta unidade museológica servirá ainda para falar dos ofícios tradicionais, do ciclo do pão e da história de Vilarinho da Castanheira. A visita terminará com brinde colectivo realizado com um cálice de “vinho fino”. 

A “Rota dos Saberes e Sabores da Memória” pretende aliar o saber e o sabor numa partilha única e invulgar; uma viagem ao que demais genuíno existe neste concelho duriense tão particular pela sua diversidade paisagística e pelo interesse da sua tradição e da sua história, onde as vivencias de outrora ainda são possíveis de concretizar. 

A inscrição no lançamento da “Rota Saberes e Sabores da Memória, poderá ser efectuada até ao dia 22 de Outubro, na Loja Interativa de Turismo, através do telefone 278 098 507 ou do email lit@cmca.pt. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário