Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de março de 2018

"Cá se fazem cuscos" do Município de Bragança selecionado pelo Creatour

O projeto do Município de Bragança "Cá se fazem cuscos" - Oficina gastronómica foi selecionado pelo programa Creatour - Desenvolvimento de Destinos de Turismo Criativo.
Na cerimónia de arranque do projeto Creatour, foram apresentadas as propostas selecionadas na Região Norte, nos dias 9 e 10 de março, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, durante a qual o Município de Bragança foi desafiado a representar o projeto "Cá se fazem cuscos" com 12 objetos: os livros e as receitas que contam a história deste tesouro gastronómico, uma cuscozeira em barro, as cantigas de trabalho que Giacometti recolheu em Bragança, as fotografias de Georges Dussaud que captam o trabalho das ceifas e das malhas, a tranquilidade da paisagem cerealífera, os cuscos de Samil, uma prova de cuscos doces preparados pelo chefe Eurico Castro e um vídeo do "coração" da cidade de Bragança feito por Fernando Nunes.
No âmbito do projeto Creatour, cujo foco são as áreas prioritárias da "Estratégia de Especialização Inteligente" (regional e nacional), a proposta do Município de Bragança está enquadrada na linha da "(re)vitalização e valorização das tradições culturais tangíveis e intangíveis", e procura dar continuidade ao Plano de Salvaguarda da tradição de confeção de cuscos, definido no âmbito da sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
O Creatour visa, assim, contribuir para a capacidade das entidades piloto em desenvolver, implementar e aperfeiçoar um conjunto de experiências de turismo criativo.

CM de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário