SONHOS
Farinha; Açúcar; Manteiga; Ovos; Canela; Mel; Limão; Laranja. Põe‑se a água a ferver com uma pincelada de manteiga, o açúcar, a canela e o sal. Mal levante fervura vaza‑se a farinha e mexe‑se até estar enxuta, deixa‑se arrefecer um pouquinho e juntam‑se o fermento e os ovos um a um ligando‑os muito bem com a massa. Amassa‑se com a mão até ficar uma massa leve. Fritam‑se colheradas desta massa em azeite fervente. As colheres devem ser de sobremesa pois os sonhos crescem bastante enquanto se fritam. Cobrem com canela e açúcar ou com molho de mel e limão ou laranja.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Armandina da Conceição Costa
ROSCAS OU CALÇOS
3 dúzias de Ovos; Farinha; 1 Kg de Açúcar; Aguardente; Fermento; Azeite; Banha; Sal q.b.; Canela q.b.. Batem‑se os ovos. Num alguidar desfaz‑se o fermento em água morna, junta‑se a farinha, os ovos, o açúcar, o azeite, a banha, uma areinha de sal e amassa‑se tudo muito bem. Aquece‑se uma toalhinha ao lume e embrulha‑se a massa a dormir, envolve‑se o alguidar em roupa até massa empolar. Deita‑se a massa na masseira, estende‑se e com a rapadoura cortam‑se tiras e vão a cozer, em forno previamente aquecido, na pá do forno.
Vão‑se pondo e tirando mal acabavam de entrar, até estarem todas cozidas. Não duravam muito, comiam‑se acompanhadas de licor.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Ilda de Jesus Pereira
Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança
Pode dizer as quantidades dos restantes ingredientes, por favor
ResponderEliminar