Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Ministério da Agricultura desmente Hernâni Dias sobre projetos de Jovens Agricultores

O Ministério da Agricultura garante que as queixas do presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, sobre a falta de dotação orçamental para os projetos dos jovens agricultores da região, "não correspondem à verdade".
Hernâni Dias levantou a questão na abertura do Fórum Internacional de Produtores de Castanha, que decorreu na semana passada, no âmbito da Norcaça, Norpesca e Norcastanha.

“Temos vindo a detetar, junto de jovens agricultores, que fizeram as suas candidaturas, para poder vir a ser financiada a plantação de novos soutos. Inicialmente havia a expectativa de o Governo poder disponibilizar 200 milhões de euros. Sabemos hoje que apenas foram disponibilizados 40 milhões, fazendo com que alguns projetos, depois de uma análise e de terem sido aprovados, não tivessem continuado por falta de financiamento. Isso é algo que nos preocupa, porque percebemos que há muita gente que quer investir no setor da castanha e há algo que inviabiliza esse investimento, que é exatamente o dar seguimento aos fundos comunitários para os projetos dos jovens agricultores”, explicou, na altura, o autarca, em declarações que foram corroboradas por jovens agricultores e pelo grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha.

O próprio Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que esteve na abertura da Norcaça, em Bragança, na quinta-feira, disse apenas que o “Ministério da Agricultura abriu as candidaturas para um determinado plafond e é num quadro desse valor que estão a ser aprovadas as candidaturas”.

Contudo, em comunicado enviado esta quinta-feira ao jornal diocesano, o Ministério da Agricultura diz que “as declarações do presidente da Câmara de Bragança não correspondem à verdade”.

Explica o Ministério que “só podem ser consideradas aprovadas as candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020 que reúnam simultaneamente as seguintes condições:
• Avaliação técnica positiva.
• Dotação orçamental disponível.

Assim, “face ao exposto, as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Bragança não correspondem à verdade, uma vez que os projetos referidos reúnem apenas um dos requisitos para a sua aprovação, não estando, por conseguinte, “parados””, lê-se no documento.

António G. Rodrigues
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário