Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Praça 16: um espaço que ajuda à revitalização

No centro histórico de Bragança há um bar que alimenta a cultura com noites de poesia, trocas de livros e concertos ao vivo.

Foto: Nuno Nascimento

É no número 16 da praça da sé, em Bragança, no seiscentista Solar dos Calaínhos, que fica o bar Praça 16. "Por ser no centro histórico da cidade achámos que era o sítio ideal. Queríamos fazer parte do processo de revitalização que acreditávamos que ia acontecer", explica um dos proprietários, Pedro Cepeda. 

Para trás ficou uma carreira na área da consultadoria, no Porto, para embarcar no novo desafio com o sócio Norberto Lopes. É um bar para ‘sair, beber um copo e socializar, mas a matriz é a cultura. 
Duas vezes por mês há concertos ao vivo com bandas emergentes. No Praça 16 corre-se o sério risco de entrar e de ser surpreendido – trocas de livros entre os clientes, jogos de tabuleiro, noites de poesia e as ‘talks’ (este mês o tema de conversa é o ambiente), são iniciativas culturais regulares. A próxima a nascer é a ‘noite dos fazedores’, "para as pessoas virem apresentar aquilo que estão a fazer, os seus projetos, num formato informal", conta Pedro Cepeda. 
O Praça 16 alargou este verão o espaço, com uma esplanada, que deve reabrir em março, quando passar o rigor da invernia transmontana. O interior é acolhedor e com um toque de irreverência, com muitos artigos em segunda mão que foram reaproveitados e que ganharam outra vida: "Queríamos que fosse quase um prolongamento da casa dos nossos pais ou avós", termina Pedro Cepeda.


Tânia Rei
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário