Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Reservas de água em Serra Serrada, Bragança, com níveis normais apesar de inverno pouco chuvoso

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Água. Numa data como esta, depois de um inverno com um curto período de pluviosidade, o presidente da câmara de Bragança assegura que, ainda assim, as reservas de água do concelho, na Barragem da Serra Serrada, em Montesinho, estão com níveis normais.
O autarca admite que, ainda assim, é um assunto que merece constante atenção. “Por enquanto não temos problemas, como é evidente, mas esperamos que haja uma maior pluviosidade para que consigamos passar um verão calmo, tranquilo e sem problemas ao nível do abastecimento de água. Desde já, estaremos a fazer uma análise àquilo que é o nosso plano de intervenção nestas matérias para que não venhamos a ser surpreendidos na época de verão que é um período em que os consumos aumentam exponencialmente. Temos que estar já precavidos para que evitar situações desagradáveis”.

No concelho, o abastecimento para consumo, em caso de ruptura, está assegurado com a barragem de Veiguinhas, também em Montesinho. Pela Serra Serrada, o autarca adianta que todas as semanas é identificado o nível de água para evitar má gestão do recurso. “Temos ainda muita água em Serra Serrada, não temos esses problemas e é uma questão que vamos monitorizando, semana a semana. É uma reserva de água da qual retiramos diariamente cerca de cinco a seis mil metros cúbicos de água. Vamos monitorizando todas as semanas para perceber em que nível estamos e adoptarmos uma metodologia que evite qualquer tipo de situação menos positiva. Para já estamos com a situação normal, não temos que estar ali permanentemente a ver o que está a acontecer e esperamos que a Mãe Natureza nos ajude”.

Hernâni Dias acredita que é preciso ter mais consciência no uso da água. “Temos reservas e garantias de abastecimento de água mas este problema não se pode colocar apenas quando não chove. Temos que ter essa consciência para evitar problemas no futuro. A água é um bem escasso, tem de ser muito bem preservado e compete-nos a todos nós dar o nosso contributo para que isso aconteça”.

O tema deste ano é “a resposta está na natureza” e pretende abordar a forma como as estratégias de preservação ambiental podem proteger o ciclo da água. Quase 70% do nosso planeta é constituído por água mas apenas 0,7 de toda a que existe no mundo é potável. A data foi criada pelas Nações Unidas em 1993.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário