Foram identificados novos casos da vespa da galha do castanheiro nos últimos dias em soutos de Bragança (Maçãs, Vilarinho e Meixedo), Vinhais e Macedo de Cavaleiros (Burga e Podence).
No entanto, Albino Bento, antigo presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e responsável pelo plano de combate a esta praga na região, confessa que esperava um cenário pior nesta altura.
Em declarações ao Mensageiro de Bragança, o investigador confessa que “estava a contar que aparecessem muitos mais casos em Macedo e Bragança”.
O plano de largadas do parasitoide, o Torymus sinensis, começou há quatro semanas. Recorde-se que é este inseto, que se alimenta da vespa da galha do castanheiro, que constitui o único meio de combate eficaz conhecido atualmente.
António G. Rodrigues
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário