Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Novos casos de vespa da galha do castanheiro identificados em Bragança, Macedo e Vinhais

Foram identificados novos casos da vespa da galha do castanheiro nos últimos dias em soutos de Bragança (Maçãs, Vilarinho e Meixedo), Vinhais e Macedo de Cavaleiros (Burga e Podence).
No entanto, Albino Bento, antigo presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e responsável pelo plano de combate a esta praga na região, confessa que esperava um cenário pior nesta altura.

Em declarações ao Mensageiro de Bragança, o investigador confessa que “estava a contar que aparecessem muitos mais casos em Macedo e Bragança”.
O plano de largadas do parasitoide, o Torymus sinensis, começou há quatro semanas. Recorde-se que é este inseto, que se alimenta da vespa da galha do castanheiro, que constitui o único meio de combate eficaz conhecido atualmente.

António G. Rodrigues
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário