Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Hoje é o dia da maior rede de áreas protegidas do mundo e os "Jovens e a Natureza" são o foco das comemorações

Hoje é o dia da maior rede de áreas protegidas do mundo, a Rede Natura 2000, e os "Jovens e a Natureza" são o foco das comemorações. O Dia Europeu da Rede Natura 2000, 21 de maio, corresponde à data de aprovação, em 1992, da Diretiva Habitats da União Europeia (UE) e do Programa LIFE, que financia projetos de conservação da natureza no espaço europeu.
Douro Internacional. Fotografia Roberto Corvino.
A Diretiva Habitats e a Diretiva Aves, de 1979, são os dois pilares centrais da Rede Natura 2000. O mote das comemorações da data este ano é "Jovens e Natureza" e tem como objetivo inspirar as novas gerações a estarem envolvidas e empenhadas na preservação e proteção da Natureza.

Atualmente, a Rede Natura 2000, o principal instrumento de conservação da Natureza e da Biodiversidade na UE, integra mais de 27 800 locais na terra e no mar que estão protegidos para assegurar a preservação do património natural europeu.

Como é constituída a Rede Natura 2000?

A Rede Natura 2000 é composta por:

Zonas de Proteção Especial (ZPE) - estabelecidas ao abrigo da Diretiva Aves, têm como principal objetivo garantir a conservação das espécies de aves, e dos seus habitats, listadas no seu Anexo I, e das espécies de aves migratórias não referidas no Anexo I e cuja ocorrência seja regular no território europeu;

Zonas Especiais de Conservação (ZEC) - criadas ao abrigo da Diretiva Habitats, visam contribuir para assegurar a Biodiversidade, através da conservação dos habitats naturais (Anexo I) e dos habitats de espécies da flora e da fauna selvagens (Anexo II), considerados ameaçados no espaço da União Europeia;

Sítios de Importância Comunitária (SIC) -  um SIC é definido pela Diretiva Habitats como um sítio que, na região ou regiões biogeográficas a que pertence, contribui de forma significativa para a manutenção ou recuperação de um estado de conservação favorável de um tipo de habitat natural ou de uma espécie, podendo também promover a coesão da Rede Natura 2000 e/ou a manutenção da biodiversidade nessa região ou regiões.
Rede Natura 2000. Fonte natura2000.eea.europa.eu.
Quais são os projetos da Palombar desenvolvidos em territórios da Rede Natura 2000?

Sentinelas
O 'Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal' é um projeto da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural financiado, no seu primeiro ano (2019), pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética (FA-MATE), que tem como parceira a Universidade de Oviedo (Espanha). As ZPE Douro Internacional e Vale do Águeda, Serra do Gerês, Motesinho e Nogueira e Rios Sabor e Maçãs são os territórios de implementação deste projeto.
Saiba mais em www.sentinelas.pt

ConnectNatura
O 'ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000' é um projeto da Palombar que tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos). O ICNF é parceiro deste projeto, que foi financiado, no seu primeiro ano (2018), pelo FA-MATE. As ZPE Serra do Gerês e Montesinho e Nogueira são os territórios de implementação deste projeto.
Saiba mais em www.connectnatura.pt

HotSpot de Biodiversidade
O HotSpot de Biodiversidade é um projeto desenvolvido pela AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e pela Palombar, que visa fomentar e proteger a biodiversidade única presente no território dos rios Sabor, Maçãs e Angueira, um Sítio de Importância Comunitária (SIC) da Rede Natura 2000, através da criação de uma micro-reserva ecológica. Este projeto foi financiado, no seu primeiro ano (2019), pelo FA-MATE.
Saiba mais em www.hotspotbiodiversidade.aepga.pt

Grupo Nordeste
O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável é constituído pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, pela APFNT - Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano e pela Palombar e pretende dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da Natureza à agricultura e à exploração florestal sustentável, promova o envolvimento das comunidades locais e dinamize o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs, que estão inseridos na ZPE Rios Sabor e Maças. A maioria das ações realizadas pelo Grupo Nordeste é financiada pela EDP Produção e enquadrada na implementação de medidas de mitigação dos impactos gerados pelo Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor.
Saiba mais em www.nordeste.eu

Life Rupis
O 'Life Rupis – Conservação do britango (Neophron percnopterus) e da águia-perdigueira (Aquila fasciata) no vale do rio Douro’ é um projeto de conservação transfronteiriço, financiado através do Programa LIFE da União Europeia. Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projeto Life Rupis tem mais oito parceiros: a Palombar, a Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Junta de Castilla y León, a Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, a Vulture Conservation Foundation (VCF), a EDP Distribuição e a Guarda Nacional Republicana (GNR). A ZPE Douro Internacional e Vale do Águeda (em Portugal) e a ZEPA Arribes del Duero (Espanha) são os territórios de implementação deste projeto.

Saiba mais em www.rupis.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário