Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Miranda do Douro e Mogadouro criam plataformas online para venda de produtos locais

Em tempo de pandemia e apesar dos condicionamentos, a ideia é que os produtores, artesãos e comerciantes consigam vender os seus produtos.
O município de Miranda do Douro está a criar uma plataforma online para a venda de produtos locais. Segundo explica Anabela Torrão, vereadora da câmara, o “Mercado de Sabores e Saberes Mirandeses” é a forma que se encontrou para que se comecem novamente a escoar os produtos, já que os comerciantes tiveram que fechar portas às suas lojas, devido ao encerramento das fronteiras com Espanha. "A ideia surgiu decorrente destes tempos difíceis que estamos a viver. Com as quebras que ocorreram no turismo e a nível local, vimos a necessidade de ajudar os produtores no escoamento dos produtos. É uma parceria entre o município e a empresa Medidata. Será uma plataforma electrónica para venda online de produtos locais, nomeadamente agro-alimentares, artesanato e outros produtos endógenos".

A adesão e o acesso à plataforma serão gratuitos. Este mercado electrónico vai reunir produtores, artesãos e comerciantes da região. Apesar do ambiente económico recessivo, Anabela Torrão considera que o negócio das lojas online mantém a resistência e continua a evoluir favoravelmente. A vereadora acredita que também é uma aposta para manter no futuro. "Reuniremos todos aqueles que queiram aderir a esta plataforma. É uma mais valia nos tempos em que estamos mas também no futuro porque, hoje, as vendas online são uma ferramenta muito importante para a venda do produto. Temos produtores cujos produtos são a sua actividade económica principal e tivemos que tentar contornar e com esta ferramenta Miranda levá-los até junto do consumidor, onde quer que se encontrem".

Além da venda de produtos, a plataforma também será uma forma de promover o concelho e de o dar a conhecer ao resto do país e do mundo. "É uma plataforma não só de venda. Ao mesmo tempo estamos a fazer promoção. Vamos ter link's para promoção do comércio local, da restauração e da hotelaria".

A plataforma é uma parceria entre a câmara de Miranda e a Medidata. Conta ainda com a colaboração da Associação Comercial e Industrial local e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda. Nesta primeira fase serão privilegiados os produtos locais que representem a identidade do concelho. A plataforma estará disponível brevemente.

Em parceria com a Medidata, o município de Mogadouro também criou um serviço de vendas online. A “Mogadouro ON”, onde os comerciantes podem colocar os seus produtos à venda, servirá para ajudar a impulsionar a economia local. Em ambos os casos, o investimento das câmaras é de cerca de quatro mil e quinhentos euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário