Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de maio de 2020

… ONTEM FOI ASSIM

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)


Ontem foi assim a cidade renasceu das cinzas… como a Fénix e tudo se animou… timidamente… como quem pede desculpa. Fizeram-se as pazes com a grande pandemia de 1347 – 1352, a Peste Negra em que milhares de judeus foram barbaramente mortos acusados de serem os causadores da peste  e de envenenarem os poços… como sempre os ratos foram absolvidos da causa da morte de milhões de pessoas por toda a Europa. De novo regressaram pacificados os soldados que começaram a morrer às centenas no quartel do 30 em Bragança, na grande pandemia de 1918 – 1920…. A cidade morria dolorosamente como toda a Europa.
…ontem Bragança renasceu… os cafés e os restaurantes abriram… como quem acorda dum pesadelo… com esperança…
Fui à Livraria Rosa d´Ouro. Eu só queria comprar o livro do meu José Mário Leite: CANTO D´ ENCANTOS, mas a visita à livraria é obrigatória… que saudades. Depois o Chave d´Ouro… o primeiro café… como quem comunga… e fica em estado de graça… e o meu pai regressa… é dia de feira e estranha a ausência dos seus amigos do negócio.
Abro o livro e logo encontro o Aleijadinho da Açoreira que ao som da concertina traz a novidade e as desgraças do fim do mundo… e vende os panfletos impressos a tinta azul… assim conta o Zé Mário… encantado… há tantos anos que não via o Aleijadinho!
E o Mário Leite regressa à Junqueira da Vilariça, a sua terra natal. De novo se abre o Soto e a taberna e vemos claramente entrar o António Peres, monárquico,  que logo pela manhã bebe dois copinhos de aguardente… não é por nada… é só por causa da azedia… “Pois então fique a saber que só há uma coisa melhor que um copo de cachaça… São dois copos de cachaça”!
E o livro continua com uma infinidade de histórias de encantar… mas a mais bonita é a do Touro Azul… que tem que se contar duma só vez… e o tempo escasseia no longo serão transmontano…
Um livro maravilhoso… cheio de encantamentos, de pessoas e personagens que renascem do “palácio da memória”… mas por hoje só vou contar a conta do Touro Azul… essa é a mais bonita… Mas não… essa é muito grande e tem que se contar duma só vez… O nosso José Mário Leite que a conte que é quem a sabe melhor… plasmada no livro: CANTO D´ ENCANTOS e que em Bragança se vende na Livraria Rosa d´Ouro.
… felizmente “ainda há reinos maravilhosos”… e o José Mário Leite sabe tão bem que existem… e sabe tão bem contar. O seu livro, o nosso livro, lê-se como quem come fruta madura da Vilariça… ou come o rebuçado mais doce do mundo… que se compra, por meio tostão, no Soto da aldeia por onde passa a vida, almocreves e lavradores, pedintes e abastados, justos e pecadores e sobretudo meio mundo de encantamentos.

Um livro a não perder.


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário