Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de maio de 2020

VIVER NUM JARDIM DE ROSAS

As saudades já são muitas. Há mais de dois meses que estamos privados de abraçar os nossos nos lares e hospitais. Embora com muitas restrições, agora já podemos visitá-los, sem beijinhos e abraços.

No dia treze de Maio, quarta feira, tivemos um programa com trinta participações. Todas cantaram ou tocaram melodias à Senhora de Fátima. Dia quinze, sexta feira, foi o dia internacional da família. Para o assinalar, o nosso primo Marco cantou uma canção, nomeando cento e trinta participantes da nossa família.

O tio Sampaio, de Água Revés (Valpaços), disse-nos que já tem batatas “do tamanho de uma laranja e cada perneira dá sete ou oito, e já ando a comer delas, são bem boas!”

Faleceu Artur Pires, de Paradinha de Outeiro (Bragança), irmão do nosso tio Luís Modinhas. Que em paz descansa a sua alma e os sentimentos à família enlutada.

Nos últimos dias o ministro dos parabéns “encheu-se” de cantar aos aniversariantes: Irene Hostettler(49), Parada (Bragança), a residir na Suíça; Fátima  Rodrigues (73), Viduedo (Bragança); Fátima Pires (24), Mirandela; Ana Marques (55) e sua filha  Sofia Roque (28), Paradinha (Bragança) (nasceram as duas no mesmo dia); Paulo Machado (63), Brunhosinho (Mogadouro); Manuel Alves (52), Martim (Murça); Laura Augusto (78) e sua neta Laura Cordeiro (18), Regodeiro (Mirandela); Teresa Sá (79), Vila Nova (Bragança); Joana Chaves (23), Argemil (Valpaços); Mário Paulo (43), Ifanes (Miranda do Douro); Nuno Morais (31), Milhão (Bragança); Catarina Raquel (28) e José Meirinhos(40), ambos de Grijó de Parada (Bragança); Cristina Fernandes (53), Vinhais; Mariana Pinto (74), Cernadela (Macedo de Cavaleiros); Maria Castanheira (64), Bragança; Maria Alice (60), Coelhoso (Bragança) para todos muita saúde e que coza o forno .

Agora vamos conhecer o casal Coelho e Albertina, da aldeia do Couço (Mirandela).

Já há alguns meses que o casal Coelho e Albertina tem sido muito participativos no programa da família do tio João, com a particularidade de que quando fala um, falam os dois. Vamos então à sua apresentação.

Manuel da Mota Coelho nasceu em 1947, no Minho, em Vila Verde (Braga). Aos nove anos foi para Moçambique e lá ficou até aos trinta. Regressou ao país, para a cidade de Lisboa e foi aí que conheceu a mulher com quem mais tarde viria a casar e já lá vão trinta e nove anos. Foi camionista de nini curso como ele nos disse: “Nunca deixei de ver a chaminé.”

Maria Albertina Alves nasceu em 1957 na aldeia do Couço, freguesia de Múrias (Mirandela), onde viveu até aos vinte e três anos. Foi para Lisboa trabalhar numa casa de família durante 36 anos. Contou-nos: “nunca ninguém me mandou fazer nada, nunca ninguém me procurou a que horas entrava ou saía, graças a Deus ao fim de tantos anos saí com a minha consciência tranquila, ainda hoje somos muito amigos. Lá criei uma menina que me chamou mãe até aos vinte anos e correu tudo bem por lá.

Agora já estamos no Couço há dois anos. Sou muito feliz, tenho um marido excelente um filho maravilhoso, uma nora e netos espectaculares.”

Agora, na sua terra, vai-se entretendo com as galinhas, com a horta onde já tem plantado alhos, batatas, pimentos, tomates, cebolas, feijão frade, ervilhas, favas, morangos e couves. Além disso tem à volta de casa, no seu pomposo jardim, cerca de cem roseiras que, nos meses de Abril / Maio “até fazem parar o trânsito”, pois são centenas de rosas de várias cores, uma rara beleza. Muitas das rosas são para ornamentar a capela da aldeia e oferecer a amigos e família. “A aldeia do Couço é pequena, só tem vinte e cinco habitantes, mas somos muito unidos e amigos, gostamos todos de cá viver. No dia treze de Maio o nosso pároco, José Rodrigues, já que não tivemos visita pascal resolveu visitar as aldeias do Couço, Regodeiro, Múrias, Vale Prados e Gandariças, com a imagem de Nossa Senhora Fátima da igreja matriz  da Torre de Dª Chama, o andor foi transportado por uma carrinha, como se pode ver na foto, devidamente equipada  com som e todas as casas se engalanaram com toalhas de linho e colchas. Também o nicho de Nossa Senhora da Conceição foi decorado com muitas pétalas de rosas para receber a mãe do céu.”

Este casal não perde pitada do nosso programa e como gosta de comunicar foi fácil a sua entrada triunfal na família. Que continuem por muitos anos e bons ligados a nós!

Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário