Foi a primeira verba atribuída no âmbito do programa criado por aquela União de freguesias para incentivar a natalidade e para ajudar a combater a desertificação.
“Com este incentivo pretendemos ajudar os mais jovens porque nas aldeias não é fácil ter filhos, há pouco trabalho e as pessoas pensam duas vezes se terão capacidade de lhes dar uma vida boa”, explicou Arménio Vaz, presidente da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira.
Por cada nascimento são atribuidos mil euros.
Uma ajuda bem-vinda para um casal que passou a ter três filhos para cuidar “Ajuda a criá-los, porque só eu é que trabalho, a minha mulher não tem trabalho e esta ajuda é boa”, conta o pai, Nélson Pinto.
Na aldeia de Navalho, residem pouco mais de uma centena de pessoas, incluindo cerca de 15 crianças. No entanto, esta União de Freguesias é das que mais crianças tem no meio rural e a prova disso é que nos Avidagos ainda há escola do primeiro ciclo. O dia da entrega desta verba de dois mil euros ficou ainda marcado pela abertura de um parque infantil na aldeia de Navalho, um equipamento financiado pelo Município de Mirandela.
“Marcámos para este dia a abertura deste parque infantil, como um sinal da nossa aposta nas crianças e nas freguesias”, afirmou José Miguel Cunha, vice-presidente da câmara que revelou ainda que nos próximos dias será requalificado o parque infantil de Avidagos.
A União de freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira entregou dois mil euros a um jovem casal pelo nascimento de gémeos e passa a ter melhores condições em dois equipamentos de lazer para as crianças.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário