Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Associação Nacional de Assembleias Municipais reúne em Bragança com presença do Secretário de Estado do Planeamento

ANAM fecha ciclo de diálogos com Assembleias Municipais e debate caminhos a percorrer pós-pandemia. Presença de Secretário de Estado do Planeamento.

A ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais), realiza no próximo dia 3 de julho, pelas 19h00, no Hotel São Lázaro (Avenida do Sabor, nº 2), em Bragança, uma conferência subordinada ao tema “O que nos ensinou a pandemia no âmbito do planeamento estratégico – Caminhos a percorrer.”

A conferência contará com a participação de Cristina Azevedo, consultora na área do Desenvolvimento Regional e Fundos Comunitários e será encerrada pelo Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes.

Cristina de Azevedo é licenciada em Relações Internacionais Económico Políticas pela Universidade do Minho em Braga, tem uma Pós-Graduação em Análise Financeira pela Faculdade de Economia do Porto e um PDE – Programa de Direcção de Empresas pela AESE – Escola de Direcção e Negócios. Defendeu ainda provas públicas para obtenção do grau de Especialista em Administração e Gestão no ISPGAYA que concluiu com mérito. Actualmente, é comentadora política da RTP, cronista do Jornal de Notícias – cujo Conselho Editorial integra.

Tendo em conta a temática da palestra, José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento diz que «a pandemia da Covid veio demonstrar a rigidez dos sistemas de planeamento estratégico, cuja inércia é inibidora de respostas flexíveis e antecipadamente desenhadas. Se as cadeias logísticas à escala internacional revelaram pouca resiliência para dar resposta, por exemplo, à necessidade de equipamentos médicos e de proteção individual, já as políticas de confinamento de proximidade se têm mostrado chave para a contenção do surto. É por isso que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência apresentado pela Comissão Europeia tem de ter em cada Estado Membro um espelho que decline no território os seus princípios e o seu impacto regenerador. Da Europa à freguesia, num continuum de políticas e ações que nos recoloquem numa normalidade de crescimento que não será decerto aquela do passado.»

O evento, tal como nas conferências anteriores, terá a participação de Albino de Almeida, presidente ANAM, e servirá para abordar os “caminhos a percorrer, no âmbito do planeamento estratégico, pós pandemia”, também no quadro da Regionalização prevista em Lei de 1991 e do caminho e a importância do que está previsto para avançar, em curto espaço de tempo, tendo em conta as lições que já se podem recolher da atual de pandemia.

A oradora convidada, Cristina Azevedo, salienta que «o objectivo desta palestra é mostrar aos participantes da mesma, que o impacto territorial da pandemia deve ser acompanhado por uma gestão igualmente territorial da crise sanitária e económica. É algo que pretendo enfatizar para que todos percebam a verdadeira dimensão do que estamos a viver e as consequências que podem daqui advir.»

Nesta palestra, que encerrará o ciclo de eventos da iniciativa “ANAM em diálogo”, os temas a serem abordados vão incidir, sobretudo, «o impacto territorial da crise, a governação comparada e a importância da governação sub-regional», revela a consultora.

Sem comentários:

Enviar um comentário