Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Além de medidas contra Covid-19, agrupamentos em obras têm de implementar mais ajustamentos

 A dias de começarem as aulas, algumas escolas do distrito ainda estão em obras que vão permanecer durante o novo ano lectivo. Os agrupamentos já estão a tomar medidas para minimizar os constrangimentos.
Em Vinhais, a sede do agrupamento D. Afonso III é está em obras e os alunos vão ser distribuídos por três escolas. Quanto aos professores deslocarem-se entre os espaços, o director, Rui Correia, esclarece que os horários foram criados para não causar constrangimentos. “Poderá haver um constrangimento que tem a ver com as deslocações dos professores, mas temos horários organizados de modo a que os professores possam ter tempo suficiente para se deslocarem de um sítio para o outro, se bem que são relativamente perto”, afirmou.

Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos vão ter aulas na escola básica. Já os do décimo e décimo primeiro ficarão na antiga escola primária. Na sede do agrupamento ficará apenas o décimo segundo ano. A cantina do agrupamento de escolas também vai sofrer requalificação e, por isso, as refeições vão ser confeccionadas na escola básica.

“As refeições estão a ser confeccionadas no refeitório da escola básica, na sede do agrupamento não iremos ter cozinha o que irá causar algum transtorno”, afirmou o director.

A Escola Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo, está também em obras. Um dos blocos está a ser intervencionado. Segundo do director do agrupamento, Luís Rei, os alunos vão ser distribuídos pelo Pavilhão A e pelas oficinas. “A maior parte das turmas vão ficar no bloco A. Este ano, tivemos um ligeiro aumento de alunos, mas as turmas são reduzidas, só uma é que tem mais de 20 alunos. Todas as turmas têm uma sala fixa”, referiu.

Nesta escola também o refeitório e a cozinha vão ser requalificados. Por isso, os alunos terão que fazer as refeições no edifício do pré-escolar. O director garante que não haverá cruzamento entre as crianças e os jovens. “No centro escolar vamos ter três acessos, um para os alunos do primeiro ciclo, outro para os do 2.º e 3.º ciclo e secundário e outro para os alunos do pré-escolar”, afirmou.

Em Alfândega da Fé, o gimnodesportivo do agrupamento de escolas também está em obras. José Joaquim Monteiro, director do agrupamento, explica que a situação só se prolongará durante um mês e que até lá os alunos terão aulas teóricas de Educação Física.

“Vamos tentar converter algumas aulas de educação física para a sala de aula e aí poderem abordar as várias modalidades e usar alguns espaços exteriores dentro das regras da disciplina”, esclareceu o director.

Em 2021, também vão ser requalificados os restantes pavilhões da Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé. Mas para já, o director referiu que ainda não há data para começar com a empreitada. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário