Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de setembro de 2020

Proteção Civil de Bragança preocupada com distâncias para realização de testes

 O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, mostrou-se hoje "preocupado" com as distâncias que os habitantes de freguesias como Poiares, Freixo de Espada à Cinta, têm de percorrer para a realização de testes de despiste à covid-19.
O responsável adiantou que esta preocupação é partilhada pela Unidade Local de Saúde, que o informou de que os testes à covid-19 vão voltar a ser efetuados nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito de Bragança.

Nesta semana, o presidente da Junta de Freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, reclamou uma unidade de testagem para a população desta aldeia do extremo sul do distrito de Bragança, onde atualmente existe um foco de covid-19 com 15 casos ativos.

"São cerca de 100 quilómetros para cada lado para se chegar a Macedo de Cavaleiros. E nestes 200 quilómetros de viagem a pessoa pode parar para, a título de exemplo, meter combustível assim haver a possibilidade de contágio”, vincou à Lusa Filipe Portela, para quem “seria importante ter em Poiares uma unidade de testagem à covid-19”, ainda que móvel.

Questionado sobre esta freguesia mas falando do território periférico do distrito de Bragança, Francisco Guimarães afirmou que "devido às distâncias a percorrer, as pessoas referenciadas para realização de testes de despistagem à doença não podem andar por aí à deriva e assim, eventualmente, não cumprirem com as orientações dadas pela saúde pública e potenciar a disseminação da infeção na comunidade".

O responsável disse que na última reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil foi informado pelo presidente da Unidade Local de Saúde do Nordeste de que os testes à covid-19, "iram ser retomados nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito de Bragança".

"Com o início desta testagem vão evitar-se grandes deslocações dos casos referenciados pelas autoridades de saúde para a realização dos testes nos centros que estão em funcionamento no distrito de Bragança, como são os casos de Macedo de Cavaleiros ou Mirandela", explicou

O também autarca de Mogadouro admitiu "que não está colocada de lado a realização de testes à população nos seus domicílios".

"O importante é que as pessoas que vão fazer teste covi-19 não tenham de efetuar grandes deslocações e acautelar a situações de quem não tem meios para se deslocar aos centros de testagem existentes no distrito", frisou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.936 mortos associados à covid-19 em 72.055 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FYP // MSP/Lusa, Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário