Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Miranda do Douro: um bonito centro histórico, paisagens fabulosas e a deliciosa posta mirandesa

 Miranda do Douro é uma bonita cidade no norte de Portugal, pertencente ao distrito de Bragança. Tem um belo centro histórico, um magnífico castelo e paisagens deslumbrantes. Nesta região, além do Português, fala-se o Mirandês, segunda língua oficial em Portugal e uma variante local da língua do antigo Reino de Leão. Não deixe de experimentar a afamada gastronomia da região, cujo prato mais conhecido é a posta mirandesa.


O centro histórico
Miranda do Douro tem um centro histórico bem preservado, cujo local mais emblemático é a Praça D. João III. É lá que se encontram duas estátuas que representam um casal mirandês. O homem enverga a típica Capa de Honras, que ainda hoje em dia é usada pelo Presidente da Câmara em cerimónias oficiais.

Na Praça D. João III pode observar o histórico edifício dos Paços do Concelho. E ainda visitar o Museu da Terra de Miranda, que nos mostra as tradições da terra e a evolução ao longo dos séculos. Não deixe ainda de visitar a Sé Catedral. Um pouco afastado do centro, dê uma saltada ao castelo. Tem uma planta em formato quadrangular e algumas das suas áreas estão em ruínas.

Passeio de barco e um miradouro com vistas fantásticas
Uma boa forma de conhecer a área envolvente é através de um passeio de barco pelo rio Douro. Esta atividade dura uma hora e meia e proporciona vistas fantásticas das montanhas. Pelo caminho, vamo-nos cruzando com aves de rapina como a águia-real e o falcão peregrino. No final, os clientes têm uma agradável surpresa, com a degustação de um cálice de vinho do Porto. Local a não perder é o Miradouro de São João das Arribas, na Aldeia Nova, de onde se tem uma das vistas mais bela sobre o concelho.

A divinal posta à mirandesa
Quem nunca ouviu falar da posta à mirandesa? Este prato divinal é originário de Miranda do Douro. Trata-se de um bife de vaca alto e tenro, normalmente servido com batata a murro. A garantia de qualidade está mesmo na carne, que deve ser certificada. Ou seja, não se pode chamar posta mirandesa simplesmente porque um bife de vaca é alto e tenro.

Um dos melhores locais para provar este prato delicioso é o restaurante O Mirandês, no centro da cidade. Tem uma sala de grandes dimensões e para além da posta à mirandesa, destacam-se a alheira ou o salpicão, como entradas. E ainda a costeleta de vitela assada na brasa ou a costeleta de cordeiro, igualmente na brasa.


Puial de I Douro, uma excelente opção de alojamento

Uma excelente opção para ficar alojado em Miranda do Douro é o Puial de I Douro. Esta unidade de turismo rural situa-se no Parque Natural do Douro Internacional, mais propriamente na Aldeia Nova, a cinco minutos de carro da cidade. Apresenta uma arquitetura tradicional e paredes de granito e os seus quartos têm uma excelente panorâmica do Douro. No exterior há um espaçoso terraço.

O hotel organiza uma série de atividades: passeios de burro, observação de aves, atividades agrícolas, visitas guiadas pele região e workshops de Mirandês. A reserva para um quarto duplo custa 65 euros.

Artigo de André Cruz Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário