segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Presidente da Turismo do Porto e Norte alerta que taxas de ocupação na região não foram suficientes para compensar quebras

 Assinalou-se, ontem, o Dia Mundial do Turismo. A propósito da data, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, deixou um alerta: as taxas de ocupação na região, que foram boas durante o verão, não chegam para compensar as quebras sentidas.
“Vínhamos todos de uma situação bastante difícil em que o turismo, de um modo geral, na região, caiu cerca de 60% em abril e 95% em maio. Iniciamos uma recuperação que se acentuou entre junho e agosto. Em Trás-os-Montes atingimos taxas de ocupação como nunca tinha acontecido, mas claramente que não chega para aquilo que se perdeu e para aquilo que aí vem.”

Este ano, olhando para a região do Porto e para a de Trás-os-Montes, os números inverteram-se, no que toca às taxas de ocupação. Apesar da quebra já se estar a sentir, Luís Pedro Martins acredita que, pelo menos, os olhos estiveram postos neste território e, assim, daqui para a frente, o cenário pode inverter-se.

“Enquanto falo de taxas de ocupação de 80 a 90% para Trás-os-Montes ou Douro ou Minho, tivemos cerca de 15% na região da área metropolitana do Porto. A única coisa que a pandemia trouxe de menos negativo foi colocar os holofotes nestes territórios. Acho que a partir destas férias de verão vamos ter muitos clientes fiéis.”

Luís Pedro Martins acredita que o paradigma pode mudar e haja cada vez mais gente a visitar a região. Assim, o presidente da entidade acredita que é preciso que se aposte na capacidade hoteleira.

Em Trás-os-Montes, as taxas de ocupação bateram recordes, este verão. Os números ficaram a dever-se, sobretudo, aos turistas nacionais, que procuraram a tranquilidade e segurança que a região oferece.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário