Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de setembro de 2020

“Na Minha Terra Não Há Silêncio”, campanha da AECT Duero-Douro contra a violência de género no mundo rural

 Na Minha Terra Não Há Silêncio”, uma campanha de prevenção e sensibilização contra a violência de género no mundo rural, iniciou atividades nos municipios de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vinhais. Estes municipios são membros do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, a entidade promotora da iniciativa no território de fronteira, em Portugal e em Espanha.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, iniciou uma Campanha para a Prevenção e Sensibilização da Violência de Género no Mundo Rural, pelos municípios portugueses membros do AECT Duero-Douro e aderentes à iniciativa.

O objetivo do projeto “Na Minha Terra Não Há Silêncio” é promover a prevenção e sensibilização contra a violência de género nos municípios do território Duero-Douro, através da participação de cidadãos e diferentes públicos do mundo rural, em parceria com as entidades locais.

As atividades pretendem que os participantes adquiram valores e atitudes sobre igualdade, respeito e dignidade, além de refletir sobre os mitos e preconceitos em torno dos papéis de género. As ações a desenvolver, incluirão nesta fase inicial, a divulgação do projeto através da presença e imagem do Autocarro da Igualdade no território, alertando para a temática e promovendo a sensibilização sobre diversos conceitos no âmbito da igualdade de oportunidades e género, machismo, sexismo, entre outros.

Numa fase posterior, serão desenvolvidas ações para promover atitudes e comportamentos iguais e identificar mensagens sexistas por meio de brincadeiras, trabalho em grupo e interação com crianças e jovens. Quanto ao público adulto, promoção de debates analíticos, em torno de mitos, papéis de género, amor romântico e igualdade no casal.

Esta campanha é destinada a diversos públicos: infantil, juvenil e população em geral, sempre com o acompanhamento das entidades, técnicos e educadores locais.

As atividades serão desenvolvidas em cada um dos municípios aderentes, onde circulará o Autocarro da Igualdade, complementando-se cada ação com a entrega de material promocional e preparando um mapa colaborativo do território Duero-Douro através da compilação das diversas atividades desenvolvidas para a promoção da igualdade.

Todas as atividades serão realizadas em estrito cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde na luta contra a pandemia e Covid-19 e defesa da Saúde Pública.

Em Espanha, a Campanha “En mi pueblo no hay Silencio”, percorreu mais de 40 localidades das provincias de Zamora e Salamanca, revelando-se uma campanha de enorme sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário