Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Rural Castanea e Feira Internacional do Norte canceladas por causa da pandemia

 Por causa da pandemia, este ano não se vai realizar a feira da castanha de Vinhais. No concelho, o negócio ligado ao fruto rende, anualmente, 15 a 20 milhões de euros, sendo que a produção chega, habitualmente, às 15 toneladas
A décima quinta edição da Rural Castanea estava marcada para o fim do próximo mês.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, garante que, apesar da importância da feira, o certame funciona como uma montra expositiva e, por isso, o escoamento do produto não está comprometido. "Não é a feira o veículo que serve para vender o produto. A feira serve como montra desse produto e de outros da região. O que tem acontecido é que o escoamento do produto é feito logo que é apanhado. A procura é imensa".

Apesar das circunstâncias nem tudo é mau já que este ano deverá ser bom em termos de produção. "Parece-me que o ano, por aquilo que vejo e ouço, será bastante razoável, no sentido positivo. A chuva dos últimos dias ajudou", explicou o autarca.

A venda da castanha deverá estar assegurada mas a não realização da feira acaba por trazer alguns problemas. Luís Fernandes mostra-se preocupado porque o concelho não vai ter os lucros que tinha se aqueles milhares de pessoas ali passassem. "Infelizmente, a nível da restauração e alojamento local estamos a falar de prejuízos significativos".

Cancelada foi também a Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2020. O certame de Bragança deveria decorrer entre 29 de Outubro e 1 de Novembro. O município comunicou a decisão esta semana e diz esperar que em 2021 estejam reunidas as condições necessárias para a feira se cumpra.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário