quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Rural Castanea e Feira Internacional do Norte canceladas por causa da pandemia

 Por causa da pandemia, este ano não se vai realizar a feira da castanha de Vinhais. No concelho, o negócio ligado ao fruto rende, anualmente, 15 a 20 milhões de euros, sendo que a produção chega, habitualmente, às 15 toneladas
A décima quinta edição da Rural Castanea estava marcada para o fim do próximo mês.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, garante que, apesar da importância da feira, o certame funciona como uma montra expositiva e, por isso, o escoamento do produto não está comprometido. "Não é a feira o veículo que serve para vender o produto. A feira serve como montra desse produto e de outros da região. O que tem acontecido é que o escoamento do produto é feito logo que é apanhado. A procura é imensa".

Apesar das circunstâncias nem tudo é mau já que este ano deverá ser bom em termos de produção. "Parece-me que o ano, por aquilo que vejo e ouço, será bastante razoável, no sentido positivo. A chuva dos últimos dias ajudou", explicou o autarca.

A venda da castanha deverá estar assegurada mas a não realização da feira acaba por trazer alguns problemas. Luís Fernandes mostra-se preocupado porque o concelho não vai ter os lucros que tinha se aqueles milhares de pessoas ali passassem. "Infelizmente, a nível da restauração e alojamento local estamos a falar de prejuízos significativos".

Cancelada foi também a Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2020. O certame de Bragança deveria decorrer entre 29 de Outubro e 1 de Novembro. O município comunicou a decisão esta semana e diz esperar que em 2021 estejam reunidas as condições necessárias para a feira se cumpra.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário