Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Número de alunos estrangeiros no IPB aumenta

 Este ano, a pandemia não impediu a vinda de estudantes estrangeiros para o Instituto Politécnico de Bragança.
Segundo o presidente do IPB, a procura aumentou. No entanto, Orlando Rodrigues acredita que haverá alguns entraves à vinda destes alunos. "Neste contexto, a procura pelo IPB não diminuiu, pelo contrário. Temos os mesmos níveis de colocação de alunos internacionais que em anos anteriores mas não temos a certeza se essa colocação se vai transformar em alunos efectivos. Há incertezas relaccionadas com os vistos e com as condições nos países de origem".

Quanto aos alunos de Erasmus, também continuam a escolher o instituto para ampliar conhecimentos e experiência. Orlando Rodrigues referiu que há interesse dos países europeus para que o projecto se “mantenha”, mas mostrou-se preocupado com as questões de segurança. "Claramente que há preocupação com a segurança mas os alunos foram admitidos e virão".

Entretanto, a DGS também determinou a redução do número de estudantes alojados nas residências, visto que as camas terão que ter uma distância de 2 metros. Nas residências do IPB os quartos triplos passarão a ser duplos e os quartos duplos passarão a ser individuais. "Vai implicar uma diminuição com algum significado. Os alunos bolseiros que não tiverem lugar na residência vão ter direito a um complemento de alojamento".

A redução de pessoas dentro as salas de aula, a circulação controlada e o uso de máscara são algumas das normas adoptadas pela instituição. Orlando Rodrigues adiantou ainda que algumas aulas funcionarão em sistema “híbrido”, visto que o número de alunos é superior à capacidade das salas e, por isso, as turmas serão divididas em turnos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário