quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Vitrais da concatedral de Miranda estão a ser restaurados por causa de tempestade

 Os vitrais da Concatedral de Miranda do Douro estão a ser alvo de trabalhos de conservação e restauro

Apesar de datados de meados do século passado, as estruturas de calhas de chumbo tinham sido danificadas por um temporal, em Dezembro passado, e estavam em risco de se desprender, o que precipitou esta intervenção, como sublinhou Celina Pinto, directora do Museu da Terra de Miranda, responsável pela gestão do monumento. "Os vitrais estavam em mau estado de conservação e colapso estrutural. Esta demora da intervenção, que é normal, deve-se ao concurso público e tudo demora algum tempo. Em Dezembro procedeu-se a uma intervenção de colmatação de falhas mas foi provisório".

Os vitrais foram desmontados e vão ser intervencionados em oficina. Os trabalhos vão melhorar a resistência das estruturas e o isolamento na Concatedral, esclarece António Ponte, Director Regional do Norte de Cultura do Norte. "O que está a ser feito é o restauro dos vitrais, respeitando os sistemas construtivos. São estruturas frágeis".

A intervenção, que começou a semana passada e se deve estender até Dezembro, tem um valor de quase 28 mil euros, suportado pela Direcção Regional de Cultura do Norte.

No último ano, passaram pela concatedral de Miranda do Douro mais de 75 mil visitantes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário