sexta-feira, 25 de setembro de 2020

𝗜𝗜 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝗶𝗻𝗲𝗺𝗮 𝗔𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗹

 Com transmissão exclusivamente online, iniciou, hoje, a segunda edição do Festival de Cinema Acessível, que, até dia 26 de setembro, exibe filmes com audiodescrição para cegos e legendagem para surdos e ensurdecidos.
“A lacuna que existe no âmbito da educação e da sensibilização para este tema é problemática. Dificulta a vida de todos, pela barreira que representa para a comunicação, e cria assimetrias na sociedade”, palavras de Fernanda Silva, Vereadora da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de abertura do festival, considerando que “é necessário criar processos estruturantes para mudar a sociedade”. “Este festival é muito pertinente, pois apresenta-se como um contributo importante para o combate a estas assimetrias”, referiu, relembrando que “o Município tem sempre apoiado iniciativas que se debatem sobre estes temas, sabendo a relevância desta temática para toda a comunidade”.

O Festival de Cinema Acessível apresenta, este ano, duas novidades: a Competição Nacional de Cinema Acessível, que convida as várias instituições de ensino superior com formação em Tradução e particularmente Tradução Audiovisual a mostrar o trabalho que anda a ser realizado pelos seus alunos; e o alargamento do festival para dois dias inteiros.

Assim, o programa inclui não só a sessão de abertura e a sessão plenária a cargo do Cine-Clube de Avanca, mas também a exibição dos filmes em competição.

O festival é organizado pela Comissão de Curso do Mestrado de Tradução da Escola Superior de Educação e conta com o apoio do Município de Bragança.

Acompanhe as sessões do festival AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário