Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Combate à cana-comum integra ações da 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

 A 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI) decorreu de 10 a 18 de outubro organizada pela equipa da Plataforma INVASORAS.PT, com o objetivo de aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional e combater esta ameaça. No âmbito desta iniciativa, foram organizadas, em todo o território nacional, ações diversificadas de combate às espécies exóticas invasoras em Portugal.

Corte de cana-comum na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo. Fotografia Palombar.

Enquadradas no Grupo Nordeste (www.nordeste.eu), a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e a Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano (APFNT) contribuíram para as ações da 1.ª SNEI, através de uma ação de combate à cana-comum (Arundo donax), uma espécie invasora, na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo.

Durante esta ação, que teve lugar de 12 a 26 de outubro, um grupo de quatro colaboradores da Palombar e quatro da APFNT procedeu ao corte e à remoção de canaviais de Arundo donax. Esta espécie invasora é considerada uma praga para rios, lagos e ribeiras devido à sua rápida propagação e consumo excessivo de água.

Combate à cana-comum na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo. Fotografia Palombar.

A cana-comum provoca a diminuição dos caudais de água e contribui para a seca, afetando também o desenvolvimento de plantas ribeirinhas autóctones. Esta é uma espécie muito resistente, de difícil eliminação e, quando secas, facilitam a propagação de incêndios.

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, regional e local, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental, assim como no plano socioeconómico.

Saiba mais sobre as espécies invasoras AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário