Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Projeto de internacionalização do turismo de Macedo de Cavaleiros encerra com bom balanço

 Foi com balanço positivo que chegou ao fim o projeto de internacionalização da promoção turística de Macedo de Cavaleiros, promovido pela Associação Geoparque Terras de Cavaleiros e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços.
Com início em 2015, mas maior atividade a partir de 2018, esta ação conjunta resultou de uma candidatura submetida à CCDR-N, que comparticipou o projeto em 80%.

Antónia Morais, coordenadora executiva do Geopark Terras de Cavaleiros e chefe da Divisão de Turismo da autarquia de Macedo, refere que, nos últimos tempos, se tem notado um aumento do número de visitantes:

“Ano após ano temos vindo a aumentar o número de visitantes ao território, o que é importante. Não se consegue identificar exatamente qual a razão, mas o que é certo é que todas as ações em conjunto nos trazem estes resultados, com cada vez mais pessoas a querer visitar o território pelas belas paisagens que temos e pelo sentido de saber receber que os nossos operadores têm.”

Ao longo deste período foram desenvolvidas várias ações de promoção do território em feiras internacionais, identificação de potenciais mercados e públicos-alvo, organização de ofertas turísticas, criação de catálogos e merchandising, entre outras.

Um projeto importante para turismo e, consequentemente, para o comércio, refere Paulo Moreira, presidente da ACISMC:

“Este projeto acabou por ser importante pois cria uma potencialidade no turismo em Macedo de Cavaleiros e faz aqui uma perspetiva da evolução que acontecerá no futuro.

Esta internacionalização da marca acaba por ser uma mais-valia também para o comércio, pois se tivermos pessoas a visitar o território, o comércio certamente que vai beneficiar porque há consumo e retorno a vários níveis.”

Apesar de o projeto ter chegado ao fim, ambos os promotores concordam que a internacionalização do território deve continuar.

O encerramento do projeto foi assinalado com uma conferência online com o tema “Turismo Local: que Futuro?” que contou com vários oradores, um debate e mais de 70 participantes.

E num ano atípico, marcado pela pandemia, a chefe da divisão de turismo da autarquia diz que no território de Macedo de Cavaleiros houve uma grande procura de visitantes no verão:

“Este verão foi uma época altíssima, muita gente nos procurou por sentir que somos um destino mais seguro. Foram mais turistas portugueses, devido à pandemia, mas acho que este momento foi muito importante para afirmar o turismo de interior.”

O turismo de interior a evidenciar-se durante a crise pandémica.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário