Desde as primeiras chuvas do início de outubro, a AEPGA realiza sementeiras para o fomento de algumas espécies chave da nossa fauna selvagem, como a perdiz e o coelho-bravo. Desta forma contribuímos para o aumento de alimentos disponíveis para estas espécies, mas também para muitas outras que beneficiam deste trabalho realizado pela nossa associação.
Feitas no âmbito do Grupo Nordeste, estas ações são realizadas nas ladeiras dos rios Sabor, Angueira e Maçãs onde, devido ao progressivo abandono dos campos e ao decréscimo do cultivo de culturas cerealíferas, a disponibilidade de alimentos para os animais selvagens é escassa.
Nestas sementeiras, a AEPGA tem favorecido o uso de uma mistura de sementes autóctones, como o trigo barbela e algumas leguminosas, usando-as também para sensibilizar os agricultores para um tipo de culturas mais sustentáveis e adaptadas às condições climatéricas da região. Ao adquirir essas sementes localmente estamos a contribuir para o desenvolvimento do meio rural, promovendo ainda a preservação de sementes naturais de variedades locais, que apresentam maior adaptação a solos pobres e resistência a pragas.
Sem comentários:
Enviar um comentário