Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de novembro de 2020

Sementeiras para fomento de espécies selvagens

 Desde as primeiras chuvas do início de outubro, a AEPGA realiza sementeiras para o fomento de algumas espécies chave da nossa fauna selvagem, como a perdiz e o coelho-bravo. Desta forma contribuímos para o aumento de alimentos disponíveis para estas espécies, mas também para muitas outras que beneficiam deste trabalho realizado pela nossa associação.


Feitas no âmbito do Grupo Nordeste, estas ações são realizadas nas ladeiras dos rios Sabor, Angueira e Maçãs onde, devido ao progressivo abandono dos campos e ao decréscimo do cultivo de culturas cerealíferas, a disponibilidade de alimentos para os animais selvagens é escassa.

Nestas sementeiras, a AEPGA tem favorecido o uso de uma mistura de sementes autóctones, como o trigo barbela e algumas leguminosas, usando-as também para sensibilizar os agricultores para um tipo de culturas mais sustentáveis e adaptadas às condições climatéricas da região. Ao adquirir essas sementes localmente estamos a contribuir para o desenvolvimento do meio rural, promovendo ainda a preservação de sementes naturais de variedades locais, que apresentam maior adaptação a solos pobres e resistência a pragas.

Sem comentários:

Enviar um comentário