Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de novembro de 2020

Preparativos de outono no Planalto Mirandês

 Embora o frio e os dias mais curtos apelem ao recolhimento, no Planalto Mirandês e em muitas outras zonas rurais do Nordeste Transmontano, este é ainda um tempo de azáfama.


Muitas vezes, o fogo que aquece as casas é abastecido por ramos que foram caindo e que agora se recolhem em garagens ou telheiros. Num modo de vida que continua a ser o mais sustentável possível com o aproveitamento de todos os recursos, usam-se as giestas para servir de acendalhas. E por essas estradas já cobertas de folhas, lá nos vamos cruzando com carroças a caminho de casa, puxadas pelos sempre pacientes e fiéis asininos.

Entretanto, faça chuva ou faça sol, as costas vergam-se à cata das preciosas castanhas. Ali e noutros lugares – lameiros, pinhais, bosques de carvalhos – as cestas enchem-se também com cogumelos: deliciosos boletos, abesós, rocas, míscaros e pinheiras, que serão transformados em petiscos ou refeições retemperadoras.

E, assim, com um copo de vinho e castanhas a estalar na lareira aberta, as longas noites tornam-se mais amenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário