Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Equipa de sapadores florestais vai salvaguardar património natural e comunidade rural de Algoso, Campo de Víboras e Uva em Vimioso

 A União de Freguesias (UF) de Algoso, Campo de Víboras e Uva, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, criou uma equipa de sapadores florestais no âmbito de uma candidatura aprovada ao "Concurso para a Criação de Equipas e Brigadas de Sapadores Florestais n.º 01/2019", lançado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A candidatura foi realizada em parceria com a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, que, com base num protocolo de colaboração firmado entre a organização, a Câmara Municipal de Vimioso e aquela UF, ficou responsável pela gestão da equipa de sapadores florestais. A formalização da criação da equipa decorreu num encontro realizado na freguesia de Algoso, no dia 5 de abril.

Formalização da criação da equipa de sapadores florestas. Fotografia Palombar.

A equipa de sapadores agora criada tem como objetivos principais promover a salvaguarda do património natural da região, com foco nas áreas florestais, e a proteção da comunidade rural. A UF de Algoso, Campo de Víboras e Uva tem um rico e único património natural. A área total da união de freguesias é de 9 653 ha, sendo que, desta, cerca de 30% está ocupada por floresta. Esta UF engloba igualmente áreas de interesse fulcral para a conservação da Natureza, em geral, e para a proteção de diversas espécies selvagens de fauna e flora, em particular, nomeadamente o Sítio de Importância Comunitária (SIC) Minas de Santo Adrião, o SIC Rios Sabor e Maçãs e a Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000. A união de freguesias é ainda parte integrante da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.

Equipa de sapadores florestais da UF de Algoso, Campo de Víboras e Uva. Fotografia Palombar.

A equipa de sapadores florestais irá implementar um conjunto de ações para aumentar a resiliência do território a cenários de fogos florestais e assegurar a gestão sustentável dos espaços com floresta, com vista a reduzir o risco de incêndio na área daquela união de freguesias e garantir a conservação da sua riqueza natural, o bem-estar e a segurança das populações, bem como a proteção e a sustentabilidade das atividades agro-silvo-pastoris predominantes no território.

Serão também realizadas ações de vigilância e primeira intervenção, com função dissuasora e de sensibilização da população para as ameaças para o meio ambiente. A equipa de sapadores irá, assim, assegurar o ordenamento da área florestal e a redução de carga combustível, em benefício da conservação do património natural da região, da comunidade e das atividades económicas.

Através do apoio dado, nesse âmbito, aos proprietários, usufrutuários e arrendatários rurais, produtores florestais, associações agropecuárias e os seus associados e a associações de conservação da natureza e da biodiversidade e seus associados, será possível promover, de forma mais eficaz, uma gestão integrada dos espaços florestais e um melhor ordenamento florestal e garantir um efetivo ganho em termos da resiliência da área da união de freguesias a diversas ameaças, mais especificamente aos efeitos dos fogos rurais.

A UF de Algoso, Campo de Víboras e Uva, a Palombar e o Município de Vimioso consideram que, tendo em conta a elevada importância do capital natural presente no território da área de intervenção da equipa de sapadores agora criada, é fundamental contribuir para a sua proteção e gestão ativa, em benefício do binómio homem-natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário