Luís Fernandes, presidente da câmara, estima que o investimento da autarquia ronde os 50 mil euros anuais e que seja uma forma de aumentar o efectivo de animais, assim como que haja mais produtores a certificar o fumeiro.
“Entendemos que, tendo em atenção a importância que tem o porco bísaro no contexto do fumeiro de Vinhais, teríamos de criar mais condições para apoiar os criadores de porco bísaro e produtores de fumeiro. Todos os apoios, que serão entregues através de vouchers, terão de ser gastos no comércio local”, afirmou.
Além de do apoio dado aos criadores, por cada animal, e da ajuda monetária na certificação, o município também prevê apoiar financeiramente no abate e na elaboração de projectos, nomeadamente para criação de unidades de transformação de fumeiro.
“Por cada fêmea são 30 euros e por cada macho 20 euros. Mesmo para outros suínos que sejam abatidos no matadouro estamos a falar de 15 euros por animal. Em relação à certificação pagamos até 180 euros anuais a quem quiser certificar o fumeiro”, esclareceu.
A câmara de Vinhais também anunciou que vai apoiar os oito matilheiros do concelho. A pandemia também suspendeu a actividade venatória e por isso, segundo Luís Fernandes, percebeu-se que havia necessidade de os ajudar.
A ração para distribuir será adquirida no comércio local, uma forma de apoiar também os comerciantes do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário