domingo, 25 de abril de 2021

ACISB promove conferência online para dar novas competências aos operadores turísticos

 Hospitalidade e Arte de Bem Receber. A Conferência vai ser transmitida através da página da ACISB no Facebook pela Plataforma Zoom. Os participantes que estejam interessados em colocar questões têm, obrigatoriamente, de se inscrever (inscrição gratuita), para receber o Link que lhes faculta acesso direto ao evento.
A ACISB promove conferência online para dar novas competências aos operadores turísticos e aumentar a competitividade territorial. A iniciativa acontece dia 30 de abril, a partir das 15h00.

Frequentemente associada à mera simpatia, a “Hospitalidade e a Arte de Bem Receber” é, cada vez mais, um fator distintivo dos territórios, que exige grande conhecimento, preparação e profissionalismo.

Quando falamos em hospitalidade em turismo, falamos em comportamentos que vão muito além das meras relações de mercado, falamos na construção de um ambiente, virtual e real, mais humanista, que coloca questões relacionadas com a acesso à informação, com a relação virtual, com o acolhimento físico, segurança, conforto, atenção, delicadeza, interesse e respeito pela cultura de quem nos visita, conhecimento da cultura do território que recebe, e, não menos importante garantir conforto emocional ao visitante.

Para que os territórios sejam considerados verdadeiramente hospitaleiros, esta postura é exigida, em primeira linha, aos agentes que diretamente recebem e interagem com os visitantes, mas também à própria comunidade e à administração local.

Como consciencializar os operadores turísticos da necessidade de aquisição de novas competências na arte de bem receber? como conseguir que a própria comunidade se empenhe neste espírito de construção de um território hospitaleiro? que aspetos relacionados com a hospitalidade valorizam mais os visitantes? que fatores são determinantes para que jornalistas e influenciadores da área do turismo recomendem um território? como a administração local pode trabalhar para criar as condições de contexto de que precisam os privados para conseguir um clima de hospitalidade harmonioso?

São estas questões que esta conferência quer ver respondidas, tendo convidado oradores altamente qualificados para o fazer.

Carla Branco é socióloga e trabalha no sector do empreendedorismo, com muitos projetos ligados ao turismo onde estas questões são tratadas desde a génese, capacitando os empreendedores para esta área, determinante para o sucesso pretendido.

Bia Venceslau e Alberto Ribas, são influenciadores altamente reconhecidos, que de diferentes perspetivas, visitam os lugares com o mesmo objetivo: partilhar a experiência e ajudar os seus seguidores na hora de tomar uma decisão sobre a escolha de um destino. Esta responsabilidade de influenciar outros torna-os em visitantes atentos ao detalhe, para não defraudarem quem os segue.

Domingos Pires, sócio-gerente de uma empresa de Turismo de Natureza que tem conquistado alguns prémios nacionais de relevo, trabalha a hospitalidade a partir do momento em que partilha informação sobre os programas que propõe, tonando-se mais efetiva e próxima depois do primeiro contacto do cliente.

Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, vai falar sobre a hospitalidade do concelho e a politica de hospitalidade seguida pelo município.

Esta conferência está integrada no projeto “Turistando por Bragança”, acontece dia 30 de abril, a partir das 15h00. Vai ser transmitida em direto na página do facebook da ACISB, mas é realizada com recurso à plataforma Zoom.

Os interessados devem inscrever-se aqui , para assistirem à Conferência e, via Zoom, poderem colocar questões, por escrito, que a moderadora vai transmitir aos oradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário