Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Politécnico de Bragança espera regresso à normalidade no próximo ano letivo

 O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, manifestou hoje confiança de que o próximo ano letivo possa “já funcionar normalmente”, com o total regresso das aulas e atividades ao sistema presencial.
O instituto regressou na segunda-feira ao ensino presencial, depois de três meses com aulas e atividades a distância, mas num modelo híbrido em que há turmas divididas por aulas em sala e em casa.

O sistema de ensino à distância foi reprovado pela maioria dos estudantes num estudo realizado numa das escolas do IPB, e divulgado na sexta-feira, que confirma a perceção que o presidente já tinha das consequências negativas, como afirmou hoje, à margem da assinatura de um protocolo de parceria com a Cruz Vermelha.

O estudo avaliou o impacto da pandemia e a adaptação à nova realidade dos estudantes da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), situada em Mirandela, e a maioria dos inquiridos apontou várias dificuldades e consequências negativas na aprendizagem e avaliação.

Orlando Rodrigues espera que “as consequências negativas cessem no final deste semestre e que, no próximo ano, todos possam já funcionar normalmente”.

“Estamos muito confiantes que isso irá acontecer, como toda a sociedade”, vincou.

O estudo foi realizado pelas docentes Joana Fernandes e Salete Esteves e ao inquérito responderam 231 dos 1.716 alunos da EsACT, a maioria dos quais assistiram às aulas online a partir de casa e, apesar de terem Internet e equipamentos, “apenas 57,9% conseguiram acompanhar as aulas, na maior parte das vezes”, segundo as conclusões.

A maioria dos inquiridos (64,2%) considerou a avaliação “mais difícil do que a avaliação presencial” e 58,2% defendeu que “as aulas presenciais são necessárias e não substituíveis por aulas online”.

“Revelou o que já esperaríamos. Os alunos preferem o ensino presencial, tínhamos essa perceção, o inquérito veio exatamente demonstrar isso. Por isso é que nós fazemos tanta questão na retoma das atividades presenciais, defendemos muito a retoma das atividades presenciais, gostaríamos que tivesse sido mais cedo”, afirmou o presidente do IPB.

Orlando Rodrigues assegurou que a retoma está a ser feita “com todas as normas de segurança e recurso ao ensino misto com alternância de turmas, mas garantindo que os alunos possam estar presencialmente, em particular, nas componentes práticas de formação que são essenciais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário