terça-feira, 27 de abril de 2021

Pandemia obrigou a outras formas de tratar documentos e baralhou quem não se movimenta na internet

 A pandemia obrigou as pessoas a adaptar-se ao online e tornou o tratamento de documentos mais confuso. O pai de Andréa Ferreira, natural de Bragança, emigrado em França, foi uma das centenas de pessoas, na região, que se viu a braços com a renovação do Cartão de Cidadão, nas novas modalidades
A filha do homem emigrado conta que recebeu uma mensagem para confirmar se queria que a renovação do cartão do pai fosse feita de forma automática, ao que respondeu que sim. As confusões começaram já depois de pagar a renovação e ter recebido uma carta para levantar o documento na conservatória de Bragança. "Telefonei para fazer o agendamento para proceder ao levantamento e disseram-me que o cartão nunca se tinha encontrado ali porque tinha activo a modalidade de entrega pelos CTT. Depois teria que ser o próprio, o meu pai, a levantá-lo junto dos correios. Fiquei um pouco perplexa e fui verificar as mensagens que havia recebido através desse número. Reparei que tinha recebido uma mensagem, à qual não prestei muita atenção, depois de ter pago a referência e a entidade. A mensagem dizia que o cartão iria ser enviado através de correio registado e caso eu não o pretendesse tinha que responder, em 48 horas, que não".

Apesar de assumir o descuido, Andréa Ferreira considera que a conservatória devia ter tido o cuidado de cancelar o envio das cartas para que as pessoas procedessem ao levantamento dos documentos. "Acabei por não ler a mensagem como devia ser, mas como recebi a carta em casa, para proceder ao levantamento na conservatória, nem sequer associei aos CTT. Aquilo que me foi explicado foi que, na altura da pandemia, optaram por enviar por correio registado, mas as cartas normais que eram enviadas para proceder ao levantamento na conservatória não foram canceladas. Daí a confusão".

Agora, o cartão só o poderá ser levantado pelo próprio, quando conseguir regressar a Portugal. "Agora terá que ser o próprio que tem que o levantar porque eles não deixam que seja levantado por outra pessoa. Não vai ser tão depressa. Vamos ver quando pode voltar. Na situação dele deverá haver mais pessoas. Não sei como fazem com as pessoas mais idosas, que não tem tanta facilidade com as novas tecnologias e com mensagens. Não sei se será o melhor método".

Há escassos dias, foi anunciado que a entrega do Cartão de Cidadão vai começar a ser feita em casa. Depois de emitido, o documento é enviado por correio registado. As pessoas serão informadas por mensagem ou email, quando o documento for enviado. Quanto às pessoas que não têm internet, não têm facilidade em usá-la ou não têm quem as possa ajudar com o processo de agendamento de renovação de documentos, uma funcionária da Conservatória de Bragança informou que devem contactar a entidade através de chamada telefónica para o número 273 310 960. Para assuntos relaccionados com a Conservatória Registo Predial, Comercial e Automóvel, as pessoas devem contactar o 273 310 220.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

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