quinta-feira, 22 de abril de 2021

Macedo de Cavaleiros vai ter em breve uma pista para bicicletas com quase 5km de extensão

 Os trabalhos já começaram e prevê-se que estejam concluídos dentro de poucos meses, deixa saber o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
“A obra está num bom trajeto. Neste momento já temos a parte luminosa quase totalmente colocada em toda a extensão.

Quanto ao pavimento não vai ter as mesmas características do alcatrão habitual, mas será betuminoso. A iluminação é completamente ecológica, controlada por sensores e painéis solares. Penso que é uma solução amiga do ambiente que permitirá fazer circuitos, tanto de dia como de noite. 

Penso que iremos cumprir prazos para a conclusão da obra, o que espero que aconteça dentro de três a quatro meses.”

Nesta obra, que corresponde à fase 1 do projeto Bicity, estão a ser investidos cerca de 570 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

Corresponde ao trajeto da antiga linha ferroviária que liga o apeadeiro de Grijó ao de Castelãos, passando por Macedo de Cavaleiros, percurso que mais tarde vai integrar a ecopista intermunicipal:

“Este é o circuito urbano mas, posteriormente, queremos ter o circuito intermunicipal entre Mirandela- Macedo e Macedo-Bragança, para o qual há já uma candidatura.

A continuidade do circuito está dependente de um projeto supramunicipal. Temos outros projetos para, no futuro, podermos integrar o circuito de Castelãos -Vilar do Monte – Grijó.”

Em obras está também a antiga estação de Macedo de Cavaleiros, que entre diversas finalidades, vai servir para dar apoio aos utilizadores da pista.

Trabalhos que sofreram atrasos devido à pandemia de Covid-19:

“Não está previsto que esteja concluída nos prazos inicialmente estabelecidos, isto porque todas as obras do município foram afetadas pela Covid-19. Tivemos equipas inteiras que tiveram de fazer confinamento, o que atrasou todas as obras. Há escassez de mão de obra e as empresas que estão a laborar em Macedo de Cavaleiros têm muitos trabalhadores afetados pelo vírus. O intuito de utilizar a estação de Macedo de Cavaleiros é dar continuidade à ciclovia no trajeto da linha de caminho de ferro, fazer um ponto de paragem onde se possam estacionar as bicicletas e reabastecer. Queremos ter um espaço de bar, onde se possa repousar e beber líquidos. Terá também um espaço museológico pertencente ao Geopark, e ainda um auditório e uma residência artística.” 

Na obra de reabilitação da estação estão a ser investidos perto de 821 mil euros, cofinanciados a 85%.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário