Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Macedo de Cavaleiros vai ter em breve uma pista para bicicletas com quase 5km de extensão

 Os trabalhos já começaram e prevê-se que estejam concluídos dentro de poucos meses, deixa saber o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
“A obra está num bom trajeto. Neste momento já temos a parte luminosa quase totalmente colocada em toda a extensão.

Quanto ao pavimento não vai ter as mesmas características do alcatrão habitual, mas será betuminoso. A iluminação é completamente ecológica, controlada por sensores e painéis solares. Penso que é uma solução amiga do ambiente que permitirá fazer circuitos, tanto de dia como de noite. 

Penso que iremos cumprir prazos para a conclusão da obra, o que espero que aconteça dentro de três a quatro meses.”

Nesta obra, que corresponde à fase 1 do projeto Bicity, estão a ser investidos cerca de 570 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

Corresponde ao trajeto da antiga linha ferroviária que liga o apeadeiro de Grijó ao de Castelãos, passando por Macedo de Cavaleiros, percurso que mais tarde vai integrar a ecopista intermunicipal:

“Este é o circuito urbano mas, posteriormente, queremos ter o circuito intermunicipal entre Mirandela- Macedo e Macedo-Bragança, para o qual há já uma candidatura.

A continuidade do circuito está dependente de um projeto supramunicipal. Temos outros projetos para, no futuro, podermos integrar o circuito de Castelãos -Vilar do Monte – Grijó.”

Em obras está também a antiga estação de Macedo de Cavaleiros, que entre diversas finalidades, vai servir para dar apoio aos utilizadores da pista.

Trabalhos que sofreram atrasos devido à pandemia de Covid-19:

“Não está previsto que esteja concluída nos prazos inicialmente estabelecidos, isto porque todas as obras do município foram afetadas pela Covid-19. Tivemos equipas inteiras que tiveram de fazer confinamento, o que atrasou todas as obras. Há escassez de mão de obra e as empresas que estão a laborar em Macedo de Cavaleiros têm muitos trabalhadores afetados pelo vírus. O intuito de utilizar a estação de Macedo de Cavaleiros é dar continuidade à ciclovia no trajeto da linha de caminho de ferro, fazer um ponto de paragem onde se possam estacionar as bicicletas e reabastecer. Queremos ter um espaço de bar, onde se possa repousar e beber líquidos. Terá também um espaço museológico pertencente ao Geopark, e ainda um auditório e uma residência artística.” 

Na obra de reabilitação da estação estão a ser investidos perto de 821 mil euros, cofinanciados a 85%.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário