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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Plano Ferroviário Nacional é recebido como “sinal extramente positivo” para a região de Trás-os-Montes

 A abertura manifestada, ontem, pelo Governo, para estudar a ligação ferroviária das capitais de Distrito (Bragança e Vila Real) é entendida como um passo importante no caminho da melhoria da conectividade da região, beneficiando a circulação de pessoas e mercadorias, contribuindo para a coesão territorial, desenvolvimento económico e qualidade ambiental e consequentemente para o aumento da qualidade de vida das populações.
A CIM das Terras de Trás-os-Montes vê como um sinal extramente positivo o facto de o Plano Ferroviário Nacional (PFN) prever o estudo para a ligação das capitais de distrito (Bragança e Vila Real) através da ferrovia. Dando assim corpo a uma das principais reivindicações da CIM que sempre defendeu a revitalização da ferrovia como uma das grandes apostas para o futuro do território.

A abertura manifestada, ontem, pelo Governo, para estudar a ligação ferroviária das capitais de Distrito (Bragança e Vila Real) é entendida como um passo importante no caminho da melhoria da conectividade da região, beneficiando a circulação de pessoas e mercadorias, contribuindo para a coesão territorial, desenvolvimento económico e qualidade ambiental e consequentemente para o aumento da qualidade de vida das populações.

A intenção de voltar a ligar Trás-os-Montes através do caminho de ferro, foi anunciada ontem durante a sessão de lançamento do Plano Ferroviário Nacional (PFN), que decorreu em Lisboa. O Plano, que assenta um dos seus objetivos na expansão da rede através da construção de novas linhas ou reabertura das encerradas, aponta a construção de uma nova linha como a solução mais viável para ligar Bragança e Vila Real através do caminho de ferro. Daí que esteja previsto iniciar os estudos que permitam sustentar e viabilizar tal.

“Esta tem sido a solução defendida pela CIM das Terras de Trás-os-Montes, que ao longo destes últimos anos tem vindo a reclamar realização deste estudo junto do poder central, sustentando a sua posição no facto da ferrovia ser o meio de transporte do futuro, nomeadamente para o transporte mercadorias, contribuir para a descarbonização e surgir como uma oportunidade de criar corredores de aproximação deste território fronteiriço a Espanha“, anunciou a CIM Terras de Trás-os-Montes em nota de imprensa enviada às redações.

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