Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Exposição de “grandes paraísos naturais” chega a Portugal com estreia em Bragança

 A cidade de Bragança será a primeira a ver, em Portugal, a partir da próxima semana, uma exposição com os “grandes paraísos naturais” da Terra, composta por trabalhos de reconhecidos fotógrafos internacionais de Natureza, divulgou hoje a promotora.
A iniciativa é da Fundação “la Caixa” que, como adiantou à Lusa, “traz, pela primeira vez a Portugal, a exposição “De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais” com fotografias provenientes do arquivo da National Geographic Society”.

Esta exposição é, segundo a promotora, “uma viagem do Ártico à Antártida e por todos os biomas da Terra através de 52 fotografias marcantes” que “são obra de prestigiados e reconhecidos fotógrafos de natureza como Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros”.

Bragança “será o primeiro município a receber a exposição que faz parte do programa Arte na Rua, através do qual a Fundação ”la Caixa” pretende levar a ciência, a natureza e a cultura às pessoas fora do contexto habitual dos museus e salas de exposição e democratizar o acesso a arte”.

Nesta cidade, a mostra estará patente na praça da Sé, entre 08 de abril e 10 de maio, gratuita e acessível a quem passar na rua, nesta zona central da cidade transmontana.

“A exposição, em exibição pela primeira vez em Portugal, convida os visitantes a fazer uma viagem surpreendente por alguns dos mais espetaculares espaços naturais da Terra, muitos deles conhecidos como «hotspots», ecorregiões terrestres reconhecidas pela sua elevada biodiversidade e que estão gravemente ameaçadas pela atividade humana”, descreve a organização.

“De Polo a Polo” tem como objetivo “sensibilizar para a importância de proteger o planeta e também refletir sobre os efeitos da elevada taxa de extinção de espécies e da destruição de habitats como resultado do estilo de vida” da sociedade contemporânea.

“Mais de metade das espécies de plantas do mundo e mais de um terço dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios vivem em apenas 2,3% da superfície terrestre, em habitats que estão a desaparecer.”, alerta.

As 52 fotografias proporcionam uma “viagem” pelo Mundo de norte a sul, passando pelos cinco continentes, com imagens der “paraísos naturais” desde as florestas asiáticas à savana africana, o Ártico e a Antártida, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário