Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

“Música na Paisagem”: os concertos de música clássica regressam à aldeia de Montesinho

 A 3.ª edição de “Música na Paisagem”, no fim de semana de 4 e 5 de Setembro, regressa à típica aldeia transmontana de Montesinho


No próximo fim de semana, a aldeia de Montesinho, em Bragança, recebe a terceira edição da iniciativa «Música na Paisagem», uma oportunidade para ouvir música clássica ao ar livre e em contacto com a natureza. 

Na paisagem que caracteriza Montesinho, o «Música na Paisagem» tem o pianista Jun Bouterey-Ishido, a violinista Matilde Loureiro e o clarinetista Horácio Ferreira que apresentam dois momentos musicais, no sábado, dia 4 de setembro, às 11h00, na Travessa da Carreira e o outro no domingo, dia 5 de setembro, às 17h00, na Igreja da aldeia.

O evento, produzido pelo Município de Bragança e pelo Teatro Municipal de Bragança, é o culminar de uma residência artística e assume-se como uma iniciativa de interpretação musical para todas as idades, apresentando obras de B. Bartók, D. Scarlatti, F. Chopin, G. Enescu, J.S. Bach e M. Ravel.  

A direção artística e coordenação é de Matilde Loureiro e a co-direcção e produção de Jun Bouterey-Ishido.

 A entrada é livre, até ao limite de lotação dos espaços.

Sobre

Montesinho é uma aldeia tipicamente transmontana. Situada em pleno Parque Natural de Montesinho, encaixada na Serra, faz fronteira com Espanha, onde a exposição viva de paisagens, a simplicidade e afeto das gentes, aliada a uma arquitetura singular são motivos que apelam à visita.

No inverno, não raras vezes, surpreendemo-nos pelo manto branco da neve e pela ribeira cristalizada pelo frio agreste das geadas, aquele que ajuda a temperar as carnes e fazer o típico fumeiro de paladar único.

Calcorrear as ruas e vielas, todas empedradas, respirar ar puro, visitar a Igreja, o Museu e o Núcleo Interpretativo, ouvir e ver a avifauna abundante e trocar impressões com os residentes que simpaticamente interagem e nos contam histórias típicas de outros tempos, é uma sensação única. Na noite tranquila, é possível sentir o silêncio e apreciar o intenso brilho das estrelas que parecem estar suspensas na imensidão de um céu límpido.

Sem comentários:

Enviar um comentário