Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Rebordelo acolhe parte de simpósio sobre judaísmo

 É na aldeia de Rebordelo, no concelho de Vinhais, que amanhã termina o quarto simpósio que a Academia Montsefarad organiza sobre judaísmo. Este é um dos pontos da região fortemente marcado pela passagem dos judeus
Os participantes vão assim visitar a localidade e a propriedade de um criptojudeu, onde se encontra a Estrela de David.

Segundo explica Jorge Ferreira, presidente da academia, o simpósio começa já hoje, em Chaves. Depois passa por Lebução, no concelho de Valpaços, e terminará então em Rebordelo. "Hoje temos as comunicações científicas com investigadores portugueses e espanhóis, pessoas que estudam a presença judaica e a inquisição. Iremos ter uma visita cultural pelo centro histórico de Chaves, onde era a judiaria medieval. Depois passaremos por Lebução e Rebordelo, onde terminará o simpósio, porque são das duas aldeias onde mais o cripto-judaismo mais activo esteve até muito recentemente".

O simpósio serve para discutir algumas temáticas sobe este património histórico, mas Jorge Ferreira diz que ainda há muito por descobrir. "O grande objectivo é tentar saber mais um pouco sobre a nossa história comum. Ainda há muito por falar e por descobrir. O que sabemos ainda é muito pouco. Há muitos processos para ver e muito para património para divulgar. Os arquivos estão à espera de serem explorados. Sobretudo os que a inquisição moveu, que são muitos".

A temática tem atraído cada vez mais gente. Este simpósio conta com participantes vindos de várias partes do país e até mesmo do mundo. "Temos pessoas que têm vindo de vários lados. Para este simpósio temos pessoas que vêm do Brasil, de Lisboa, do Porto, de Leiria, de Tui. Já temos tido pessoas a vir de Amesterdão".

O Simpósio - Os Judeus, Cristãos Novos e Marranos em Trás-os-Montes: História, Património, Memória e Identidade começa já hoje em Chaves.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário