Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Fonte Aldeia: Festas em Honra da Santíssima Trindade entusiasmam as populações

 Nos dias 10, 11 e 12 de junho vão voltar a celebrar-se as festas em honra da Santíssima Trindade, em Fonte Aldeia, uma romaria que gera muito entusiasmo não só na população local, mas também nas localidades vizinhas pela oportunidade de encontro e convívio entre as populações.


De acordo com o mordomo, Nuno Rodrigues, as festividades em honra da Santíssima Trindade iniciam-se ao final da tarde sexta-feira, dia 10 de junho, com o convívio em Fonte Aldeia, ao sabor do porco no espeto e do ambiente musical.

No sábado, dia 11 de junho, também em Fonte Aldeia está previsto o arrail ao som dos grupos musicais Impulso Show e Trasga.

Domingo, dia 12 de junho é o principal dia da festa, que começa com o peditório pela aldeia, acompanhado pela banda filarmónica de Mogadouro.

Às 13h30, inicia-se a procissão da Igreja matriz para a capela da Santíssima Trindade, localizada no chamado Cabeço da Trindade. Aí chegados, segundo o mordomo, Nuno Rodrigues, encontram-se as duas procissões: aquela que vem da aldeia, com a procissão da imagem da Santíssima Trindade que sai da capela.

A solene eucaristia celebra-se às 14h30.

E às 17h00, iniciam-se as tradicionais rondas à volta da capela da Santíssima Trindade, protagonizadas pelos grupos das aldeias e acompanhados pela música da banda filarmónica.

Realce-se que a festa da Santíssima Trindade é tradicionalmente um momento de encontro e convívio entre as populações das várias localidades vizinhas, de Fonte Aldeia, Sendim, Palaçoulo, Prado Gatão, Picote, Vila Chã, etc.

De acordo com Nuno Rodrigues, ao final da tarde regressa-se novamente em procissão até à Igreja matriz, em Fonte Aldeia.

A festa termina no final do dia de Domingo, com o arraial e a atuação do grupo musical Republika.

HA

Realce-se que a festa da Santíssima Trindade é tradicionalmente um momento de encontro e convívio entre as populações das várias localidades vizinhas, de Fonte Aldeia, Sendim, Palaçoulo, Prado Gatão, Picote, Vila Chã, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário