Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Grifo e milhafre-real serão devolvidos à natureza pela Palombar no Douro Internacional

 A Associação Palombar escolheu o miradouro do Carrascalinho, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, para, na quarta-feira, devolver à natureza um grifo e um milhafre-real, após terem sido recuperados, foi hoje divulgado.


“Através de uma colaboração realizada entre Hospital Veterinário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro ( HVUTAD) e a Organização não Governamental de ambiente (ONG) Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, o milhafre-real e o grifo a serem devolvidos à natureza irão integrar o projeto 'Sentinelas' - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre”, explicou aquela associação ambiental em comunicado.

A ação de devolução à natureza de um milhafre-real ('Milvus milvus') e de um grifo ('Gyps fulvus'), que foram resgatados e estiveram em recuperação física  no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, terá lugar no Miradouro do Carrascalinho, localizado em Fornos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

“As aves serão equipadas com emissor GPS e receberão anilhas de PVC e metálicas, de forma a permitir a sua monitorização futura. Neste evento, estarão presentes representantes das entidades envolvidas, bem como agentes de conservação da natureza”, indicou a Palombar.

Segundo os biólogos da Palombar, a população residente de milhafre-real em Portugal tem um estatuto de ameaça “criticamente em perigo”.

“No território nacional, a população de milhafre-real é muito reduzida e encontra-se em declínio. Relativamente à população invernante desta espécie, está classificada com um estatuto 'vulnerável'. As principais ameaças para esta espécie são o uso de veneno, abate a tiro, eletrocussão em linhas elétricas, redução da disponibilidade alimentar, desflorestação e colisão com aerogeradores em parques eólicos”, indicam os responsáveis pela associação ambientalista.

De acordo como os mesmos especialistas em avifauna rupícola, o grifo é uma das três espécies de abutres que ocorrem regularmente e nidificam em Portugal, apresentando um estatuto de “quase ameaçada”.

“A utilização de iscos envenenados, a redução da disponibilidade de alimento, a diminuição do aproveitamento pecuário extensivo, a perturbação humana, a eletrocussão, a degradação dos habitats, a perseguição humana e a instalação de parques eólicos sem um planeamento adequado são as principais ameaças para esta espécie”, justificam.

O projeto Sentinelas da Palombar foi criado em 2019, com a aprovação pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética, com o objetivo de acompanhar e marcar o seguimento de grifos 'Gyps fulvus', como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal", tendo sido desenvolvido em parceira com a Universidade de Oviedo.

Em setembro de 2020, a mesma entidade financiadora aprovou outro projeto da organização, com aquele mesmo parceiro, denominado "Avaliação da Vulnerabilidade da Fauna Silvestre ao Uso Ilegal de Venenos e Reforço da Rede de Sentinelas contra o Furtivismo", o qual veio reforçar e integrar o projeto Sentinelas para criar uma Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário