Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Criadores de Torre de Moncorvo vão ser apoiados na sanidade e alimentação dos animais

 O município de Torre de Moncorvo vai apoiar os produtores pecuários do concelho no que diz respeito à alimentação. A autarquia aprovou também a comparticipação dos gastos com a sanidade animal


O Governo anunciou que prevê atribuir apoios aos agricultores, que também incluirão o sector da pecuária, mas o autarca Nuno Gonçalves não quer esperar. Apesar de criticar ter de se substituir ao Governo, diz que avança já com a medida e espera que já esteja no terreno esta semana. "Por vezes, os municípios substituem o poder central. A própria câmara municipal fez isso ao apoiar agora na compra de alimentos e ao pagar todas as quotas associadas para poderem ter as actividades sanitárias. A câmara substituiu-se porque quer dar apoio àqueles que estão no seu território".

O autarca, que recebeu a visita da ministra da Agricultura em Moncorvo, no sábado, afirmou que ficou satisfeito com as medidas de apoio ao sector primário que foram apresentadas, no entanto, pede rapidez e pouca burocracia para o território. "O que eu também espero é que estes apoios, que eu sei que não são só responsabilidade do Governo, porque são fundos europeus, que sejam imediatos porque o definhar da população quer dizer que já estamos numa grave crise e se precisa de apoio imediato".

O autarca pretende também ver concretizado um projecto de regadio tradicional e que a barragem do baixo sabor seja usada para regadio. "É um que vai desde Maçores ao Peredo. Teve a candidatura feita em parceria com a DGAV. Não houve dinheiro no anterior quadro para o implementar e, por isso, eu disse, que neste PDR esperava que já houvesse dinheiro para ser implementado. O outro é que, definitivamente, a Barragem do Baixo Sabor sirva não só para ser um plano de água mas para ser um plano de água para as pessoas, seja na parte turística, seja na parte empresarial, seja na parte de regadio".

Pedidos do presidente de Torre de Moncorvo à ministra da Agricultura que esteve no concelho e regressará ainda este mês para reunir com os autarcas para discutir um plano de regadio para a região.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário