Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Feira da Castanha regressa a Vinhais entre 28 e 30 de Outubro mas campanha está atrasada

 A data foi alterada para o fim-de-semana dos Santos, com o objectivo de atrair mais visitantes


O fruto vai ser a grande atracção e este ano com uma aposta do município na marca da castanha longal.

“Uma aposta na denominação de Vinhais, a terra da castanha longal, para valorizar essa variedade que é autóctone aqui do concelho, no sentido de valorizar não só essa variedade, mas também potenciar todas as outras”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes, acrescentando que espera que passem pelo certame cerca de “50 ou 60 mil pessoas”.

Na apresentação do certame, ontem, o presidente da câmara garantiu ainda a presença de mais de 100 expositores, ligados também aos produtos da região. Concursos de castanha e de mel, jornadas técnicas, raid TT e animação, com Emanuel, também não vão faltar.

Este ano, devido à seca, a campanha da castanha está atrasada. Abel Pereira, presidente da Arbórea, Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, diz que esta produção ainda é uma incógnita, mas já há alguns sinais de possível quebra.

“Eventualmente nalguns castanheiros centenários, há algumas zonas onde que se nota que há ouriços que estão com um desenvolvimento muito reduzido, provavelmente não irão vingar neste momento. Tivemos o problema do stress de falta de água, tivemos aquela esperança no início de Setembro, com aquelas chuvas, mas entretanto continuamos com temperaturas altas e humidades reduzidas”, referiu.

O concelho de Vinhais é o maior produtor do país de castanha, o que se traduz anualmente em 15 mil toneladas do fruto.

Na abertura vai estar presente a Ministra da Agricultura. O autarca quer aproveitar para alertar para a demora de processos relacionados com a captação de água, em tempos de seca.

“Existem algumas dificuldades ou existiam no sentido de fazer represas e açudes. Era e é preciso pedir autorizações e o que eu quero é que as entidades fiquem mais sensíveis agora para esses pareceres, respeitando as regras, mas serem mais favoráveis e mais céleres de ver que essas necessidades existem”, disse.

No domingo, dia 30, a Rádio Brigantia junta-se à festa com o Magustão da Família do Tio João, no maior assador de castanhas do mundo. A Rural Castanea, em Vinhais, vai já para a sua 17º edição. A abertura está marcada para as 11h30 de 28 de Outubro. Um investimento de cerca de 90 mil euros da câmara municipal.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário