Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de janeiro de 2023

Aumenta número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno em Portugal e na Europa

 O número de milhafres-reais contados em dormitórios de inverno em Portugal aumentou de 2021 para 2022, indicam dados do relatório “2nd LIFE EUROKITE Winter Count of 267 selected regularly counted Red Kite roosting sites in whole Europe”, de dezembro de 2022, realizado no âmbito do projeto LIFE EUROKITE, com o qual a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural colabora.

Milhafre-real. Fotografia Pedro Rego.

De acordo com dados deste relatório, na contagem de milhafres-reais em dormitórios de inverno coordenada pelo projeto LIFE EUROKITE pela primeira vez em 2021, em Portugal, foram monitorizados nove dormitórios, tendo sido contados um máximo de 399 milhafres-reais nesses locais.

Já em 2022, segundo ano em que se fez essa contagem enquadrada no LIFE EUROKITE, em nove dormitórios monitorizados, contaram-se mais 55 indivíduos em relação a 2021, totalizando 454. Isto não significa, no entanto, que houve um aumento da população de milhafre-real, visto que são muitas as variáveis que influenciam estes dois parâmetros de análise. Contudo, é um sinal positivo.

Esse aumento no número de milhafres-reais contados poderá, eventualmente, dever-se a indivíduos que habitualmente permaneciam em Espanha e ter-se-ão deslocado para Portugal, tendo em conta que o país vizinho registou uma queda acentuada na contagem de exemplares em dormitórios de inverno (menos 939) de 2021 para 2022, revela o mesmo documento.

Registado aumento também a nível europeu

A nível europeu, o número de milhafres-reais contabilizados nos dormitórios também registou um aumento de 2021 para 2022, tendo passado de 21 848 (em 245 dormitórios em 2021) para 22 886 (em 245 dormitórios em 2022), ou seja, mais 1 038 indivíduos.

As maiores alterações registadas na contagem de milhafres-reais entre 2021 e 2022 foram identificadas em França (+ 1 122 indivíduos), Espanha (- 939 indivíduos) e Alemanha (+ 561 indivíduos).

Em 2021 e 2022, no total, a nível europeu, foram monitorizados 267 dormitórios regularmente prospetados, em 18 países.

Milhafre-real. Fotografia Frank Vassen/Wikimedia Commons.

Em 2022, a contagem de milhafres-reais em dormitórios de inverno ocorreu em toda a Europa de 7 a 9 de janeiro, no mesmo fim de semana que teve lugar a maioria dos censos nacionais desta ave, já estabelecidos em muitos países. Como nos anos anteriores, várias centenas de voluntários participaram nessas contagens.

Espanha e França são os países mais importantes para a invernada do milhafre-real

As áreas de invernada tradicionais e mais importantes para os milhafres-reais encontram-se em Espanha e no sul da França. Em janeiro de 2021, mais de 57 000 mil milhafres-reais foram contados nos seus dormitórios, de acordo com dados da Ligue pour la Protection des Oiseaux (LPO). Destes, entre 32 000 a 42 000 foram contabilizados em Espanha e cerca de 14 000 em França.

Palombar contribui para contagem de dormitórios e indivíduos desde 2015

Desde 2015 que a Palombar contribui para a realização da contagem de dormitórios de inverno de milhafre-real e de indivíduos da espécie na região do Nordeste Transmontano. Em 2021 e 2022, fez a contagem enquadrada no LIFE EUROKITE.

Desde 2007 que se faz, a nível europeu, no mês de janeiro de cada ano, a contagem de dormitórios de milhafre-real e de indivíduos da espécie, em ações coordenadas pela LPO, em França.

Em 2021, foi a primeira vez que essa contagem decorreu de forma coordenada e no mesmo período em vários países europeus, no contexto do projeto LIFE EUROKITE, sendo realizada pela Central European Society for Raptor Protection (MEGEG) e pelo Technical Office for Biology Mag. Dr. Rainer Raab (TB Raab), em colaboração com vários parceiros europeus e centenas de voluntários.

O milhafre-real (Milvus milvus) é uma espécie ameaçada e legalmente protegida em Portugal, estando a população residente catalogada com o estatuto de ameaça “Criticamente em perigo” e a população invernante com o estatuto “Vulnerável”, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. O milhafre-real é uma ave residente e parcialmente migratória (durante o inverno). A população invernante cresce de forma significativa devido à vinda de aves procedentes do Centro e Norte da Europa para o país.

O relatório “2nd LIFE EUROKITE Winter Count of 267 selected regularly counted Red Kite roosting sites in whole Europe” pode ser consultado na íntegra AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário